Essa é uma lista na qual tenho interesse pessoal! Cachoeiras sempre foram minha paixão, desde muito tempo atrás, quando eu e o Benny saíamos mochilando pelo interior do estado em busca delas. Assim, gostaria de compartilhar a lista das maiores cachoeiras do Brasil com vocês.
Aviso que não há uma lista oficial pelo IBGE ou coisa do tipo, nossa lista é um tanto quanto empírica. Mas isso não tira o encanto de cada uma delas.

Identificando-as no mapa, já é possível notar que estão muito bem distribuídas por todo o território nacional. Para completar o circuito, é preciso viajar bastante.



Legendas: A- El Dorado; B – Fumaça e Cachoeirão; C – Tabuleiro; D – Salto São Francisco e São Sebastião; E – Cachoeira Casca D’Anta; F – Cachoeira da Água Branca; G – Salto do Itiquira; H – Cachoeira do Caracol

 

1ª Colocação – Cachoeira do El Dorado – 353 metros

Localizada na Serra do Curupira-AM, reclama sua posição como a primeira colocada por possuir a maior queda livre de água do país.

Cachoeira do El Dorado_Karolina Karaz 2

Obs: muitas vezes a cachoeira do Aracá pode ser mencionada como sendo a maior do Brasil, no entanto, ela não possui queda livre e sim corredeiras.
 

2ª Colocação – Cachoeira de Fumaça – 340 metros

Localizada na maravilhosa Chapada Diamantina (BA), a cachoeira possui duas formas de ser vista. Por cima, percorrendo uma trilha de 3 horas até seu topo, ou por uma trilha que passa por baixo e por cima, com duração de 3 dias. Eu sinceramente recomendo esta última.

Cachoeira da fumaça por baixo
Cachoeira da Fumaça por cima

Dá até pra fazer um BASE jump:
 
 

3ª colocação – Cachoeira do Tabuleiro – 273 metros

Localizada no meu maravilhoso estado de Minas Gerais, a cachoeira fica localizada no município de Conceição do Mato Dentro. Para atingir a base da cachoeira, deve-se caminhar uma boa parte pelo leito do rio, tornando o passeio ainda mais inesquecível.

 

4ª Colocação – Cachoeirão – 270 metros

Passei o dia todo reclamando da chuva que caia no Paty, na Chapada Diamantina (BA). No decorrer da trilha comecei a ouvir um forte barulho de água caindo. De repente me deparei com o Cachoeirão que, por causa da chuva, contabilizava não somente uma, mas sim 12 cachoeiras, uma ao lado da outra. Simplesmente espetacular, fiquei igual criança quando ganha brinquedo novo!

Não achei esta cachoeira em nenhuma lista mas, de acordo com o Cley (guia da região), ela possui 270 metros.

Cachoeirão Chapada Diamantina

Cachoeirão Chapada Diamantina (2)
 

5ª Colocação – Salto São Francisco – 196 metros

Já falamos bastante dela em um post anterior sobre Prudentópolis. Uma linda cidade, de colonização Ucraniana, localizada no interior do estado do Paraná, que possui cachoeiras por todos os lados. O acesso à esta cachoeira, em particular, é bem difícil e longo mas vale a pena todos os perrengues. Além disso recomendamos fazer um rapel por lá!

Salto-São-Francisco
 

6ª Colocação – Cachoeira Casca D’Anta – 186 metros

Localizada na Serra da Canastra (MG). Em alguns sites diz possuir 186 metros de altura, em outros, 200 metros. É um lugar que realmente vale a pena conhecer. Na verdade, a serra inteira é um lugar extraordinário de se conhecer.

 

7ª Colocação – Cachoeira da Água Branca – 180 metros

Infelizmente eu não conheço essa ainda, no entanto, pela proximidade daqui de Curitiba creio que vou adicionar na lista da próxima viagem. A cachoeira fica no Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba-SP.

 

8ª Colocação – Salto do Itiquira – 168 metros

Localizada no Parque Municipal do Itiquira, em Formosa-GO, a cachoeira possui acesso extremamente fácil ao turistas. Conta com estacionamento, lanchonete, etc. ou seja, tudo o que você (pelo menos eu) não quer ter por perto quando está em uma cachoeira.

Salto do Itiquira GO

Fonte: Guiabrasilia

 

9ª Colocação – Cascata do Caracol – 130 metros

Localizada no belíssimo Parque Estadual do Caracol, em Canela-RS. Para chegar até ela, deve-se descer 751 degraus e na volta, obviamente, subi-los. A Cascata do Caracol vale cada degrau, na verdade subiria 3 vezes ou mais essa altura para poder contemplá-la.

Cascata do Caracol - RS

751 degraus que dão acesso à Cascata do Caracol
 

10ª Colocação – Salto São Sebastião – 130m de altura.

Voltando à Prudentópolis, encontramos a São Sebastião, uma linda cachoeira de 130 metros. É uma pena que eu não possa disponibilizar as minhas fotos da parte superior da cachoeira – quando o Seu Juca nos levou ao topo dela, quebrando (literalmente) os galhos, nos ensinando sobre as plantas da região e mostrando o caminho – afinal de contas, isso foi há 8 anos atrás e a minha câmera não era digital. De qualquer forma, o Camping mais bonito que uma pessoa pode ir (na minha opinião) tem a São Sebastião como visual.

Salto São SebastiãoSalto São Sebastião

 

Minha CONTAGEM DE CACHOEIRAS está em 5, e a sua?

About The Author

Mineiro radicado na cidade sorriso que, para quem não conhece, é Curitiba. Com 29 anos de idade, é formado em Engenharia Elétrica pela UFPR. Amante de tudo que envolve a natureza. Seus hobbies são: Paraquedismo, Montanhismo, Corrida, Ciclismo, Escalada (atualmente somente indoor) e principalmente viagens.

Related Posts

95 Responses

    • Luciano Pocahy

      Se me permite contribuir, o Salto Jatobá, que fica em Vila Bela da Santíssima Trindade – MT ficaria na 5ª colocação com 260m.

      Responder
      • Eden

        A cachoeira Boca da Onça em Bodoquena – MS ficaria com a décima colocação com 156 m.

    • Marcos Mineiro

      Fala Luciano, vc tem alguma fonte para essa informação? Ou ela é igual à minha que o guia me disse? eheheheh se tiver alguma foto também seria legal.
      Você já esteve por lá? Como é?
      Abraço e obrigado pela informação!

      Responder
  1. Luiza Campello

    Bah… que vergonha, no final das contas só conheço uma delas. Mas com tempo e metas a gente chega lá! A primeira, terceira e quinta são realmente prioridades!

    Responder
  2. Leonardo Heraki

    Parabéns…Muito bom o trabalho…Seria um trabalho de excelência, mas a cachoeira da fumaça saindo do vale do capão dura no máximo 2h…subindo devagar! 3 dias é do Paty (cachoeirão)

    Responder
    • MundoCrux

      Eu fiz a trilha saindo de Lençóis, passando pelo morro do Macaco, Fumaça por baixo e td mais, por isso coloquei 3 dias. Na verdade acho que nem vale a pena ver a Fumaça por cima se não se faz essa trilha antes. Acho que é como se fosse um passaporte para ve-la!

      Responder
  3. Lorena Brito

    Muito bom seu trabalho! Bastante interessante você expor suas aventuras. Assim, acaba ajudando muitos estudantes, como eu! kkk (:

    Responder
  4. Pousada Gameleira Perfil II

    Ê trem bão sô Marcos Mineiro, pelas informações e imagens!
    Brigadim por divulgar a cachoeira do Tabuleiro, conhecida como a cachoeira do coração, quintal da nossa casa e colocar o crédito da foto Pousada Gameleira.
    Será um grande prazer guiar voce e amigas (os) na parte de cima e baixo, nesta incrível aventura pela Serra do Intendente.
    Videos das cachoeiras e reportagens no http://youtube.com/user/pousadadagameleira
    Forte abraço e muitas aventuras.
    Inté, Samuel.

    Responder
  5. Patrícia Andrade

    Muito bom Mineiro! Me parece que você é um bom aventureiro e vai atrás de boas conquistas!
    Só acho que você devia rever a colocação de El Dorado como a maior do Brasil e afirmar que a cachoeira do Araca é só uma sequencia de corredeiras. Se não me engano (posso estar enganada), elas seriam a mesma queda. O nome El Dorado se refere a um paraíso perdido. El Dorado seria a cidade Inca perdida, que estaria repleta de ouro. Alguns nomeiam essa queda como El Dorado mesmo, e outros como do Araca. Mas ela fica na serra do Araca. Se você olhar num mapa, vai ver que a serra Gurupira fica ao lado. é isso aê…
    Ah, assino embaixo na menção da cachoeira do Jatobá, só que ela tem 238 metros. Essa cachu fica no MT, em Vila Bela de Stma Trindade, e para chegar nela, você passa por uma de 150 m no caminho, a cachoeira dos Macacos.
    Olha só, na Chapada dos Veadeiros também tem muita cachoeira, mas as altas mesmo, com mais de 130, 140, 200 metros só um número bem reduzido de pessoas conquistou e para chegar é na base de aventura mesmo. Nem nome elas tem…
    Valeu

    Responder
  6. Carlos Nunes Estima

    Tá, e cadê a cachoeira do Canion Fortaleza, divisa do RS com Sta Catarina, as 3 quedas somadas dão mais de 400 metros, portanto ao menos uma delas tem mais do que os 130 m do Caracol e da São Sebastião. – Informações – http://www.cprm.gov.br/Aparados/ponto_14.htm – para ver algumas fotos dela é só ir no google e pedir por canion fortaleza, nas fotos tem varias da cachoeira – E também a cachoeira do Itaimbezinho, que tem uma queda de mais ou menos 700 m – http://wikitravel.org/pt/C%C3%A2nion_Itaimbezinho – Trilha do Vertice- Mas o que se tem de levar em conta quando se fala em altura de cachoeira é que em algumas se considera a altura total da queda de agua, em outras se leva em conta a "queda livre". Itaimbezinho tem 700 m de queda, mas a partir do meio do caminho ela vai caindo pelas pedras, ja na Cachoeira da Fumaça são 340 m de queda livre.

    Responder
  7. Mario Sergio Msergiophoco

    Belíssimas imagens!!! ficar de fronte dessas enormes cachoeiras são sem dúvida um up para nossas almas,
    parabens continue nos mostrando o que Deus nos deixou, valeu.

    Responder
  8. Mara Moscoso

    As cachoeiras mais altas da Chapada dos Veadeiros são Salto II do Rio Preto, Macacão e Segredo, o salto do rio preto é a maior com 120 metros.

    Responder
  9. Tiago De Pellegrini Korb

    Cachoeiras bonitas!
    No Cânion Montenegro aqui no RS há uma cachoeira chamada de Arco Iris com quase 600 metros de altura. Segundo medição de uma equipe que fez rapel nela, saiu até numa revista de circulação nacional.
    Não entendo por que dela não constar como uma das maiores do Brasil.

    Responder
  10. Ríver Mello Coutinho

    Precisa conhecer as cachoeiras da chapada dos veadeiros(as + lindas do Brasil). A nossa maior queda é de 180 metros.

    Responder
  11. Paulo Zacarias

    Bom dia Mineiro, belas fotos e boa lista. Só gostaria de adicionar dois comentários: Como já disseram anteriormente, a maior cachoeira do Brasil fica na Serra do Aracá-AM, bem próxima a Serra do Curupira-AM. E em conceição do Mato Dentro, conhecido como o local das cachoeiras gigantes (5 cachoeiras tem mais de 100 mts de altura), alem da cachoeira do Tabuleiro (pra mim a mais bonita do Brasil), existe a Cachoeira do Peixe Tolo, localizada no Canion do Peixe Tolo que tem 200 mts de queda, e ficaria em quinto lugar na sua lista. Quem tiver vontade de conhecer a região do Tabuleiro, deve reservar pelo menos uns 4 dias para conhecer todos os atrativos naturais que lá existem. Abraços

    Responder
  12. Luciano Pocahy

    Fala Marcos Mineiro. Olha eu não medi não por isso não garanto. kkkkk Realmente foi o guia que disse baseado em um pessoal que rapelou a cachoeira. Estive lá sim, já faz um tempo e as cachoeiras são espetaculares. Salto Jatobá não coube na foto
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4051878379687&l=5623bb5c2d
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4051881659769&l=631cf5f42b
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4051883739821&l=ef840c9082
    Esta é a cachoeira dos namorados com 90 metros
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4051885179857&l=e3b7a7a58f
    E esta a do macacos com 170 ou 150 segundo a Patricia
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4051877699670&l=5ec90ebe4f
    E recentemente estive na maior do mundo, Salto Angel, mas isso é outra história.

    Responder
  13. Luciano Pocahy

    Então Patrícia aquelas medidas foram o guia que me passou, logo não são muito confiáveis. Estas que menciona, como foi que chegou a elas. E quanto tem a cachoeira dos namorados? o pessoal de lá fala em 90 metros.

    Responder
  14. Patrícia Andrade

    Mara Moscoso Olha só, se vc considerar Salto do Itiquira dentro da Chapada dos Veadeiros, a cachoeira mais alta teria 170m. Agora, uma coisa que vc não sabe e só quem anda no mato pouco frequentado pelos turistas convencionais sabe, é que em cima de uma serra chamada Segredo tem cachoeiras dentro de paredões mais altas que os mencionados 120m (que não chaga a 120) dos Saltos do Rio Preto. Essas belas e altas cachus não são divulgadas e nem estão dentro de atrativos turísticos e muito menos tem trilhas, mas eu garanto que estão ali e levo aventureiros lá…

    Responder
  15. Patrícia Andrade

    Luciano Pocahy tuas informações tão massa, é difícil entrar em acordo com alguma medida oficial… só ter feito um levantamento de 10 belas, altas e destacadas cachoeiras, já instiga a vontade de por uma mochila nas costas e conferí-las e buscar outras 10 tão altas quanto. Sobre as medidas que eu mencionei, no MT eu peguei com medidas feitas pelo pessoal que trabalha com turismo lá. Em relação a El Dorado, eu já vinha pesquisando e olhei em alguns bons sites na internet, vou ver se relembro qual era o melhor em informação.
    Ah, qual é essa dos "namorados" que vc perguntou?

    Responder
  16. Luciano Pocahy

    Patrícia Andrade a cachoeira dos namorados fica em Vila Bela da Santíssima Trindade também. É uma belíssima cachoeira que fica pertinho da cidade e é muito frequentada pelos moradores. É ideal pra tomar banho em seu lago e suas águas são cristalinas especialmente quando o sol está a pino. Quanto a altura deve ser isso que você falou mesmo. Guia sempre aumenta. Acabei de lembrar da cachoeira das andorinhas no cânion do itaimbézinho. É uma cachoeira e não um salto e tem 700 metros no total.

    Responder
  17. Patrícia Andrade

    Luciano Pocahy Poxa, essa cachu no cânion do Itaimbézinho eu não tenho mta informação, mas tinha visto que algumas pessoas citaram ela aqui e estou dando uma pesquisada… 700m de salto é mta coisa! ah, a cachoeira que mencionei de Vila Bela de Santíssima Trindade é a do Jatobá, e podes crer que ela tem os seus 230 e lá vai pedrinhas de metros… eu acho que tem uma chamada dos Namorados e até cheguei a ir; se for a que me recordo, não é gigantesca, é "baixa", mas é bela, tem uma espécie de galeria atrás da queda e um belo poço bom de banho… dá uma pesquisada sobre essa do Jatobá, fica na propriedade de um cara chamado João (ou um dos acessos é pela terra dele), muito gente fina.
    Eu tou gostando dessas informações daqui, tá tipo um fórum de apaixonados por desbravar cachus atrás da queda d'água mais incrível! rs e melhor de tudo: é tudo nosso BRASIL!

    Responder
  18. Luciano Pocahy

    Patrícia Andrade. Então, já conheço todas essas só queria ter certeza do tamanho delas. Quero rapelar a dos namorados. E a o Itaimbezinho não é um salto como o Salto Angel que tem 979 metros mas é na verdade uma cachoeira numa sequência de quedas.

    Responder
  19. Henry Alves

    Ola, gostei muito de seus posts e gostaria de lhe convidar para conhecer a cidade de Itarare e sua região, um lugar deslumbrante com muitas cachoeiras e canyons,

    Responder
  20. Dillei Rocha

    só tem um erro ai.. é q a cachoeira da fumaça tem 380 mts e ñ 340 como ta ai
    então a mais alta do brasil é a fumaça…

    Responder
  21. Hermes Silva

    Acho que há equivocos aí… em MT tem a Cachoeira Jatobá, no Parque Estadual Ricardo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, que possui 248 metros de queda livre.

    Responder
  22. Giorgio Genova

    A Cachoeira Grande no Parque Estadual Furnas de Bom Jesus, SP, deve estar na lista com seus 132 metros de queda livre (mais 15m na primeira queda superior).

    Responder
  23. Jose Luiz Alcantara

    PORQUE NÃO CONSTA A CACHOEIRA DOS PRETOS EM JOANÓPOLIS -SP C
    OM 150M?????????????????????????

    Responder
  24. Amauri Martineli

    Olá, conhece a Cachoeira Jatobá? Ela tem 270 metros de altura. Fica em Vila Bela da Santíssima Trindade, no MT. Abraço. Em tempo: Muito legal seu post.

    Responder
  25. Thomaz Dayrell

    Boa tarde amigo tudo bom. Entao o município de Conceição do Mato dentro tem mais duas que nao constam aqui. Na mesma serra que fica a cachoeira de Parque Natural Municipal do Tabuleiro tem a Rabo de cavalo e cachoeira do Congonhas. Que se enquadra nas metragens aqui publicadas. Sugiro que vá conhecer, pq elas são lindas e gigantescas!!! Abrç

    Responder
  26. Wagner Prado

    A cascata Conde D´eu, que fica no município de Sumidouro, interior do Rio de Janeiro é listada numa página da Secretaria de Cultura como sendo a maior do Estado, com cerca de 160 metros. Não sei se é uma medida oficial, mas conheço a tal cachoeira, é gigante mesmo! Parabéns pelo post. Amantes de cachoeiras agradecem.

    Responder
  27. Wagner Prado

    A sétima posição, Salto São Francisco, fica na tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Turvo e Prudentópolis. E a melhor opção para se chegar até ela é por Guarapuava. Cerca de 40 Km, quase totalmente asfaltados.

    Responder
  28. Márcio Rodrigues Gonçalves

    A Cascata Conde D'Eu em Sumidouro/RJ consta oficialmente com 127 m de altura, mas esta medida é contestada por muitos, pois essa medição é muito antiga. Acompanhei um grupo que fez rapel nesta Cascata e eles trouxeram 150 m de corda e foi necessário trazer mais corda, pois a mesma não chegou ao chão. Eles trouxeram aparelhos modernos que aferem a altura com precisão e disseram que essa Cascata possui 160 m de altura. Abraços!

    Responder
  29. Franklin Suzart

    Fiz uma expedição com uma equipe de belgas na chapada diamantina.Partimos de lençóis até a cachoeira da fumaça e os profissionais realizaram a medida de 384 mts.

    Responder
  30. Guia Orlando Bernadino

    Olá vir as fotos e realmente é um trabalho muito bom mas ainda falta muito mais informação necessária aqui na região num município de Itaetê Chapada Diamantina sul do Parque Nacional Chapada Diamantina Bahia Brasil tem 2 cachoeira que não são citada : Cachoeira Encantada Encantada com 230 metro de queda d´água e a Cachoeira do Herculano com 150 metro todas com queda livre

    Responder
  31. Guia Orlando Bernadino

    Olá vir as fotos e realmente é um trabalho muito bom mas ainda falta muito mais informação necessária aqui na região num município de Itaetê Chapada Diamantina sul do Parque Nacional Chapada Diamantina Bahia Brasil tem 2 cachoeira que não são citada : Cachoeira Encantada Encantada com 230 metro de queda d´água e a Cachoeira do Herculano com 150 metro todas com queda livre

    Responder
  32. Marcos Mineiro

    Tiago, será que não ocorre o mesmo que no Aparados? No caso, o cânion tem 700 metros mas a cachoeira 165 m. Vc poderia me informar onde fica a cachoeira?

    Responder
  33. Sergio

    Senhores, creio q a lista esteja equivocada. A cachoeira caracol está longe de ser a maior cachoeira do Rio Grande do sul. Conheço pelo menos duas q são maiores. A do canion Fortaleza e itaimbezinho. Localizadas nos parques nacionais da Serra Geral e aparados da Serra, respectivamente.

    No estado do Amazonas tem uma em Barcelos q creio ser a maior do Brasil, com 360 metros registrada

    Responder
    • Suzy

      Verdade…, estive em Itaimbezinho e é bem maior do que a do Caracol !!

      Responder
  34. Suzy

    Esqueceram da Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis- SP. Tem 154 m de altura…. maravilhosa !!!!

    Responder
  35. Deisi Saldanha

    Amo cachoeiras.Adorei sua postagem.Das dez conheco a da Fumaça e a do Caracol.Ja fui a MG para conhecer a do Tabuleiro mas o tempo foi curto e acabei conhecendo outras menores . Mas quero conhece-la no próximo ano.

    Responder
  36. Matheus Bongarte

    faltam algumas cachoeiras nesta relação. entre elas a que mais faz falta é a cachoeira da boca da onça localizada em Bonito – MS. que alem da sua queda de 168 metros de altura conta com um lago de águas cristalinas de extrema beleza cênica.

    Responder
  37. Leomar Teichmann

    Olá!

    Realizamos a medição da primeira parte da Cachoeira da Serrinha, em Maquiné, RS. A altura encontrada até agora é de 200 metros, sendo 192 metros no salto principal.
    A altura total da cachoeira é superior a 400 metros.

    Além da Cachoeira da Serrinha, os canyons de RS/SC tem dezenas de cachoeiras com mais de 200 metros de altura, as quais serão todas medidas no projeto “Cachoeiras Gigantes – catalogar e medir para preservar!”.

    Estamos em busca de patrocinadores para este projeto. O contato pode ser feito comigo via Facebook ou via e-mail (quedas.gigantes@gmail.com).

    Visite http://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes.

    Responder
  38. jessica dos santos

    oláa, ou moradora de ubatuba e guia de turimo aqui na cidade, a cachoeira da água branca nao é a mesma que está na foto. se quiser mando a foto. bora conhecer

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.