Messner, um dos filmes mais esperados do ano, surpreendeu a muitos entusiastas entrando em cartaz no Canal Off nessa última sexta-feira.

Messner_Divulgação

Messner, o filme

O documentário retrata um pouco da vida e alguns dos importantes acontecimentos que marcaram a história do famoso alpinista Reinhold Messner. Inicia com uma interessante apresentação da realidade familiar durante sua infância, mostrando a severidade com que foi criado Messner e seus irmãos. É interessante perceber como sua família, os valores e o ambiente em que ele foi criado, contribuíram para a formação da sua forte personalidade.

Ao longo do filme ele relembra alguns fatos que marcaram a história do alpinista como a sua primeira escalada (ainda quando criança), a histórica façanha de escalar o Les Droites sozinho, a trágica morte do seu irmão Günther, a conquista de ter sido a primeira pessoa a atingir o cume do Everest sem o uso de oxigênio, entre outros.

Mes

Primeiras escaladas de Messner, ainda na infância

O filme intercala depoimentos do próprio Messner e de alguns parentes, com cenas gravadas para reproduzir momentos importantes e também cenas reais, filmadas ao longo da sua vida. Mas o que chama mesmo a atenção, além das belas cenas é como o documentário consegue, em cerca de 90 minutos, transportar o telespectador para dentro da sua vida. Logo se percebe que a proposta não é desvendar as minúncias de cada acontecimento mas sim mostrar um contexto geral das conquistas e dramas que fizeram de Messner um dos maiores ícones do alpinismo mundial.

O documentário, que possui uma qualidade ótima, é produzido pelo cineasta Andreas Nickel e conta com a interpretação do ator Florian Riegler, para reproduzir algumas cenas de Messner na sua juventude. A trilha sonora também chama a atenção e pode ser adicionada ao playlist dos aventureiros em geral.

Inspirador, talvez essa seja uma boa palavra para definir o filme. Com uma personalidade forte, uma persistência imensurável e um desejo sem fim de realizar seus sonhos e vencer desafios cada vez maiores, Messner é um grande exemplo. É impossível ver o filme e não se perguntar o que o leva a querer chegar lá em cima, tantas vezes, cada vez mais alto. Mas talvez entender essa resposta não seja o mais relevante. O que realmente importa é buscarmos compreender de onde, dentro de uma pessoa, nasce uma força que o leva a transpor tantas dificuldades e desafios.

Não perca!

Um desejo incalculável de chegar ao cume.

Um desejo incalculável de chegar ao cume.

About The Author

Porto Alegrense, formada em turismo, amante da natureza e de qualquer aventura que apareça pela frente, desde que não tenha nenhum boi no meio do caminho. Seu objetivo de vida é perambular pelo mundo com uma mochila nas costas, uma máquina na mão e um bloquinho a tiracolo, registrando tudo que vê pela frente para depois compartilhar com outros aventureiros.

Related Posts

7 Responses

  1. Luiza Campello

    Última exibição hoje às 15h. Quem não tem acesso ao canal Off, fala comigo que, dependendo do bom comportamento eu posso conseguir uma cópia. 😛
    Quem viu… o que achou?

    Responder
  2. Nani Braun

    Prezada Luiza. Assisti a esse documentário em janeiro. Foi o último. Eu nunca mais esqueci essa história e esta semana danei a procurar pela internet. Não encontrei nada pqrecido com esse documentário completo incrível que a Off apresentou… Num será que vc teria a caridade de providenciar uma copiazinha para uma retardatária feito eu? Eu te pago legalzinho, bem…….. Por favoooooorrrrrr……..

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.