Já adianto que, para mim, esse vai ser o vencedor do prêmio Aventureiros do Ano – Edição 2013. Esse é o Mike Libecki, um explorador nato e um grande aventureiro. Para chegar a essa seleta lista dos dez maiores aventureiros de 2012 ele fez por merecer.

Mas, por que o meu voto vai para ele? Porque ele possui essa natureza de aventureiro a moda antiga. As coisas que fez e os lugares por onde passou demonstraram isso.

No início do ano ele começou fazendo uma escalada a uma torre de 600 metros em Bornéu, chamado Batu Daya. Mas não foi tão simples assim, visto que não havia via de escalada (era um first ascent) e nem trilha de acesso. De acordo com ele, foi a expedição mais sofrida na floresta mais densa que já esteve.

Montanha intocada - Batu Daya

Montanha intocada – Batu Daya

Depois, ele fez algumas descidas de snowboard nas montanhas do Afeganistão (isso mesmo, Afeganistão) para, logo em seguida, fazer um kite ski nos lagos das montanhas de lá.

Mike LibeckKite Ski

Sem perder tempo, ele foi para um arquipélago Russo chamado Franz Josef Land para um pouco de Stand Up Paddle no polo e mais alguns first ascents.

Em meados de Agosto, ainda com meio ano pela frente e também muita exploração por fazer, ele foi para a Groelândia para escalar o Discovery Wall, um paredão de granito nunca antes escalado.

Mike Libeck na Groelândia

Chegando ao final do ano, ele foi para as Filipinas, para explorar montanhas em uma expedição às montanhas na qual ele mesmo considerou como “Inferno Selvagem”.

Mas o seu ano culminou mesmo foi com uma expedição patrocinada pela National Geographic à Antártica, em Quen Maud Land, uma região com rochas intocadas que podem chegar a mais de 3.000 metros de altitude. Foi por lá que Mike finalizou o seu ano repleto de aventuras, escalando várias dessas montanhas nunca antes escaladas.
 

Mike Libecki na Antarctica

Veja aqui mais a respeito do prêmio cujo resultado sairá em meados de fevereiro. Acompanhe o MundoCrux e conheça os outros nove aventureiros de 2012.
 

About The Author

Mineiro radicado na cidade sorriso que, para quem não conhece, é Curitiba. Com 29 anos de idade, é formado em Engenharia Elétrica pela UFPR. Amante de tudo que envolve a natureza. Seus hobbies são: Paraquedismo, Montanhismo, Corrida, Ciclismo, Escalada (atualmente somente indoor) e principalmente viagens.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.