Destaque
Terra

Salar do Uyuni

Com muito frio, mas bem protegido pelas roupas que acabara de comprar, saí para pegar o transporte que me levaria por três dias ao redor de um gigante deserto de sal. Nossa primeira parada foi no Cemitério de Trens ao lado de várias casas de um vilarejo, todas feitas de barro. Lugar surreal. Eu sabia que os dias seguintes seriam inesquecíveis. Não era por menos, afinal estava indo conhecer o Salar do Uyuni.

Cemitério de trens
Cemitério de trens
Casa de Sal no Salar do Uyuni
Casa de Sal no Salar do Uyuni

Localizado no sul da Bolívia, o Uyuni nada mais é que um imenso planalto sem nenhum relevo com mais de 10 mil km². O deserto foi criado a partir da drenagem das águas de um gigante lago que ficou aprisionado devido a formação da cordilheira dos Andes a milhões de anos atrás. Assim como vários outros lugares impressionantes na Bolívia, o Salar do Uyuni se converteu em uma paisagem surreal com quilômetros e quilômetros de uma terra quase sem vida.

Extensão do Salar do Uyuni
Extensão do Salar do Uyuni

Isso acaba sendo uma atração muito interessante para a região, tours em carros 4×4 saem todos os dias da cidade de Uyuni para um percurso de três ou quatro dias dentro e entorno dele. Várias atrações magníficas podem ser vistas nesses dias.

O Deserto de Sal

Claro, a principal atração. É possível ver todo o planalto, contemplar o silêncio absoluto e tirar fotos bem legais! Quem quiser pode se hospedar em um hotel e almoçar em um restaurante, obviamente, feitos de sal. E quando chove, você pode contemplar o maior espelho que existe na terra.

Ilusão de Ótica no Salar do Uyuni
Ilusão de Ótica no Salar do Uyuni
Ilusão de Ótica no Salar do Uyuni - Garrafa
Ilusão de Ótica no Salar do Uyuni – Garrafa
Salar do Uyuni - Maior espelho do Mundo
Salar do Uyuni – Maior espelho do Mundo
Salar do Uyuni
Salar do Uyuni
Esculturas de Sal no Salar do Uyuni
Esculturas de Sal no Salar do Uyuni

Ilhas

São ilhas rochosas, os únicos lugares de todo Salar onde se pode encontrar vida. Nesse caso, cactus e poucos animais. Essas formações fazem a região parecer ainda mais psicodélica.

Ilhas do Salar
Ilhas do Salar
Ilhas do Salar e os Cacus
Ilhas do Salar e os Cacus

Lagos

Ao redor de todo salar há lagos que pela quantidade de resíduos químicos possuem colorações e cheiros diversos.

Laguna Verde com Blocos de pedras
Laguna Verde com Blocos de pedras
Laguna Colorada e os Flamingos
Laguna Colorada e os Flamingos

Montanhas e formações

As formações rochosas de lá também são muito legais com cores diversas

Montanha de Sete Cores no Salar do Uyuni
Montanha de Sete Cores no Salar do Uyuni
Onde está o Bichinho
Onde está o Bichinho
Árbol de piedra
Árbol de piedra

E agora?

Então, ficou curioso para conhecer o Salar do Uyuni? Aqui vão algumas dicas.

– Para chegar lá é um pouco difícil, são várias e várias horas (36h) dentro de um ônibus boliviano. Não que ele seja ruim, o problema é que colocam o ar condicionado no último e a música bastante alta. Para ir deve-se pegar um ônibus de Cochabamba para Potosi (recomendo conhecer essa linda cidade) e depois outro para lá. Outra opção é pegar um ônibus direto de La Paz, são aproximadamente 24h,

– O tour completo dura três dias dentro de um 4×4 com até 6 pessoas. Geralmente cobram US$ 90,00, mas depois de uma boa negociação, consegui por US$ 70,00. Há duas opções do tour, uma que dá a volta e retorna à cidade de Uyuni e outra que te deixa na fronteira com o Chile para os mochileiros que querem conhecer o deserto do Atacama.

– Se você curte pedalar, considere também essa possibilidade: Conhecer todo o Salar do Uyuni de bicicleta. Se o fizer, por favor nos conte como foi.

– Lá é muito alto e frio, chegando a 5 mil metros de altitude e -10ºC, então vá preparado e, se possível, aclimatado. O soroche (mal de altitude) pode transformar o passeio em um pesadelo.

 

Se curtiu e quer conhecer, BOA AVENTURA, vale a pena!

Mineiro

Mineiro radicado na cidade sorriso que, para quem não conhece, é Curitiba. Com 29 anos de idade, é formado em Engenharia Elétrica pela UFPR. Amante de tudo que envolve a natureza. Seus hobbies são: Paraquedismo, Montanhismo, Corrida, Ciclismo, Escalada (atualmente somente indoor) e principalmente viagens.

comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Massa Vadão, eu vi algmas pessoas com moto. Deve ser bem legal fazer o trajeto dessa forma. Minha opinião é que quanto mais independente melhor. Moto, bike, a pé…
      E vc já programou sua ida pro salar?

    • Olha, não porque o meu gerente está saindo com mais três amigos para lá sábado agora. Mas este projeto está para 2013 andar pela América do Sul com um grupo de amigos. Abraços

    • oi sou filho da senilda menegassi de flórida gostaria de ser seu amigo no face mas não consigo, peça vc a amizade, blz.