Anderson Gouveia, 35 anos, praticante de escalada esportiva desde 1992. Durante esses 20 anos no esporte já conquistou importantes colocações em competições e eventos nacionais e internacionais, como:

  • 5º Lugar no Panamericano do Chile;
  • 19º Lugar no Máster Internacional de Benasque Top 30 em 2000;
  • 27º na copa do Mundo em Valance na França;
  • Hepta campeão Paranaense de Escalada;
  • 2 vezes Vice Campeão Brasileiro;
  • 2 vezes entre os 100 melhores atletas na lista do IFSC ( intenational federation Sport Climbing);
  • Um dos poucos brasileiros certificado como Route Setter pela IFSC (International Federation of Sport Climbing);
  • Técnico da seleção Brasileira juvenil.

Além de muita história para contar…

Por Anderson Gouveia

Depois de quase 12 anos na estrada em busca dos melhores picos de escalada do planeta, estou a ponto de completar a volta ao mundo! Minha última viagem foi pela África do Sul. Surpreendente! Falo isso não só em termos de escalada, mas também no meu encantamento ao entrar em contato com a cultura desse país, tão rica e diversificada.

Em grande parte das minhas viagens, minha dedicação ficou voltada a escalada de vias, pois sempre acreditei que elas me reservavam muito mais desafios e é por eles que sou fascinado. Mas nos últimos anos tenho praticado bastante boulder (modalidade de escalada em pequenos blocos de rocha) e é deles que quero falar aqui.

Já estive em alguns dos picos considerados os melhores do mundo para escalada, como Rocklands, na África do Sul; Fountainebleau, na França e Buttermilk, nos EUA. Embora os três sejam totalmente distintos entre si, posso dizer que o meu preferido é Rocklands. Sua paisagem é fascinante e surreal, formada por um imenso campo de blocos de cor laranja, vermelho e amarelo. A diversidade dos tipos de boulder e os fortes blocos de arenito tornam o local perfeito para a prática do esporte. Além disso, é isolado da cidade e a noite nos propicia uma visão extraordinária do céu.

Já Fountainebleau tem um estilo muito próprio. Lá predominam os blocos abaulados, com o grande estilo francês, onde se exige muito mais pressão para se segurar a agarra. As marcações das vias são bem malucas, alguns consideram meras pichações, mas acho que já é parte do lugar. É formado por um grande bosque onde se podem encontrar todos os tipos de escaladores, mas de forma democrática e organizada. Pela proximidade de Paris, muitos franceses utilizam a região dos bosques para escalar, andar de bike, correr e praticar outros esportes. Acompanhados, logo em seguida, por um bom vinho e queijo. Já estive lá em três oportunidades e em vários setores diferentes. Um ponto negativo é que os setores são bem afastados uns dos outros, fazendo com que percamos tempo no deslocamento entre eles.

Por fim, Buttermilks. Fica localizado na cidade de Bishop, na Califórnia (EUA), com um visual incrível das montanhas nevadas ao fundo. O granito áspero faz os dedos em brasa em poucos minutos. O destaque do local são os regletes (pequenas agarras onde se usa somente a ponta dos dedos para se segurar) e a enorme pressão psicológia proporcionada pelos highballs (boulderes altos, onde muitas vezes cair pode ser fatal). Estive lá no ano passado e reencontrei meus amigos Lisa Rands e Wills Young que residem nessa pequena e aconchegante cidade.

As graduações desses picos bateram super certo para mim, pois me deram uma boa noção de graduação de boulder. Em todas as viagens que faço procuro escalar o máximo à vista – sem ter visto ou feito a via antes – e não trabalho muito um lance, por isso não passei da graduação 8a FR (ou V11). Para eu ter o máximo de contato com o lugar sempre começo com uma via de graduação V5 e então vou aumentando a dificuldade.

Aqui no Brasil o boulder está super em evidência. Eu, infelizmente, não conheço nem metade dos novos picos. Ubatuba para mim é show e há também o setor recém-descoberto aqui no Paraná, que já possui mais de 70 vias abertas. Por hora, é isso.

Se alguém precisar de dicas para ir a qualquer um desses picos, é só avisar!

Abraços Anderson Gouveia

www.andersongouveia.com.br

www.andersonfgouveia.blogspot.com

About The Author

mm

Colaboradores que agregam, com sua bagagem de conhecimento e aventura, conteúdo ao site MundoCrux.

Related Posts

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.