Esse post é para fornecer algumas informações que podem auxiliá-lo na sua dive trip a Sán Andrés ou simplesmente sanar a sua curiosidade sobre o assunto. Apesar da Ilha de San Andrés ter aproximadamente 40 pontos de mergulhos conhecidos não é tão frequente encontrarmos informações sobre o tema scuba, então segue a minha experiência.
A Ilha de San Andrés é a maior das três ilhas que formam o arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catalina que pertence à Colômbia. Tem 26 km² e 30 km de perímetro com pavimento de boa qualidade para fazer a volta de carro ou bicicleta.

A primeira impressão que temos quando colocamos esse destino no mapa é que uma ilha com esse porte, situada a 775 km da costa colombiana e 191 km da Nicarágua, é que lá encontraremos uma ilha com pouca infraestrutura e quase intocada pelo homem, porém isto não procede, a ilha tem 90.000 habitantes e a maior parte se localiza no norte da ilha, no centro urbano chamado North End, esse bairro, por assim dizer, abriga inúmeras lojas, hotéis, ressorts, restaurantes e um passeio de pedestres (calçadão) que fica à beira mar na praia de Spratt Bay. A minha chegada no fim de semana foi um susto grande, já no desembarque do aeroporto tem uma fila gigante pra conferência de documentos e registro de entrada na ilha, a minha coincidiu com a chegada de outro avião e a fila durou 1h30. Aluguei um apartamento próximo ao final do calçadão no lado leste.

Spratt Bay

No fim de semana a cidade é movimentada e a peatonal (calçadão) fica lotada como as praias brasileiras mais movimentadas, muita gente bebendo ao ar livre e ouvindo reggaeton.
Admito que para a finalidade da minha viagem fiquei um tanto desapontado, peguei uma bike emprestada onde estava hospedado e saí para fazer a volta à ilha pela tarde. O restante da ilha é bonito, existem outras praias menos movimentadas, em Rocky Cay fiz snorkeling em um pequeno recife em um navio encalhado já tomado por peixes e corais, nesse dia a água estava extremamente límpida e foi possível ver muitos peixes, três dias depois voltei ao mesmo local e não tive a mesma sorte. O passeio de bike vale a pena e são apenas 30 km, a ilha é totalmente plana no trecho pavimentado. Em seguida visitei a operadora de mergulho que conversei pela internet e se mostraram bem atenciosos, já havia ouvido bons comentários a respeito deles, agendamos o mergulho para o dia seguinte.

Rocky Cay

A Operadora de Mergulho

A operadora se chama Banda Dive Shop e fica no saguão do Hotel Lord Pierre, bem próximo da maioria dos hotéis, muito profissionais, quem administra e faz as saídas são os proprietários Glória e Luís Banda. Apesar de não ter conhecido outras operadoras posso dizer que esta faz um serviço impecável, equipamentos de boa qualidade, boa lancha e pontualidade, é só chegar lá na hora combinada entrar no barco e eles se encarregam de tudo.

Os Mergulhos

No primeiro dia de mergulho conheci pessoas que estavam há alguns dias mergulhando com eles, aqueles não pouparam elogios tanto à operadora quanto aos pontos de mergulho em Sán Andrés, nesse momento tive a impressão de ter ido ao local certo, e quando entrei na água tive a certeza. O primeiro point, que por um lapso não registrei no meu log, se chama Las Esponjas, visibilidade de uns 25 metros e formações coralinas impressionantes, a água em San Andrés tem uma temperatura média de 27º e é comum não usar roupas de borracha, depois de alguns mergulhos percebi que o ideal é usar uma lycra de manga longa, pois mesmo com a temperatura amena depois de  1 hora de fundo começa-se a sentir um pouco de frio.

Barco Hundido

Depois deste mergulho decidi fazer o curso Padi Advanced com o Luís e aproveitar outras opções de mergulho pela ilha. Uma decisão muito acertada, tive a oportunidade de fazer um mergulho noturno e ver diferentes espécies de animais, um profundo de 40 m e um multinível, com uso do computador.

Os dias que se sucederam foram excelentes em mergulho, apesar de setembro ser a época de chuvas no caribe, choveu somente um dia e foi por 5 minutos. Durante estes dias eu pensava que não fosse pelo mar eu não teria nenhum motivo para ficar por mais de dois dias na ilha.

Abaixo tem um resumo do meu log em San Andrés:

Sán Andrés

Data

Local Profundidade Tempo de fundo

Visibilidade

21.09.2014 Punta Padi 23 m 45′ 25 ~ 30 m
21.09.2014 Bajo Bonito 13 m 46′ 25 ~ 30 m
22.09.2014 La Montañita 20 m 45′ 25 ~ 30 m
22.09.2014 La Pirâmide 15 m 45′ 30 ~ 35 m
22.09.2014 La Pirâmide 15 m 42′ noturno
23.09.2014 Trampa Tortuga 40 m 41′ 20 ~ 25 m
23.09.2014 Cantil del Hospital 12 m 41′ 20 ~ 25 m
24.09.2014 Blue Wall 40 m 40′ 25 ~ 30 m
24.09.2014 Barco Hundido 15 m 40′ 20 ~ 25 m
25.09.2014 Mesón del Pescador 35 m 54′ 20 ~ 25 m
25.09.2014 La Pirâmide 10 m 47′ 25 ~ 30 m

Providência

Providência sim é uma ilha que atende às expectativas de quem procura um lugar isolado, a civilização é bem dispersa e mesmo o centro é muito pequeno, diria que não é um lugar para se explorar o turismo fora de suas águas. As pousadas/hotéis são bons, confortáveis e com preços atraentes se comparado à San Andrés, chegando a ilha procurei a operadora que o Luís havia me indicado.

10321705_10152402419071238_7064090267530754530_o

A Operadora

Em Providência as saídas foram feitas com a Felipe’s Diving, com instalações bem mais modestas que as de San Andrés. Quem me acompanhou na maior parte das saídas foi o irmão do Felipe, o Ignácio Cabeza, um cara gente finíssima muito bom mergulhador e parceiro até pra dar uma volta pela cidade. Mas a pegada aqui é diferente, pode ser que algumas pessoas não gostem muito. Você mesmo pega suas nadadeiras, colete, monta seu equipamento, leva os cilindros pro barco e depois os retira, enxagua o equipamento e pendura no cabide.

Os mergulhos em Providência

Os mergulhos aqui são bem diferentes dos de San Andrés, pelo menos no locais onde fui, a visibilidade também é muito boa, porém não se vê aquela micro fauna que passei dias observando na outra ilha, aqui o foco são os tubarões Black Tips e Grey, muitos deles! Grandes e curiosos, mergulhar com eles é uma experiência fenomenal.

Black Tips

Para quem gosta de mergulho livre é bom pegar um barqueiro que te leve até o Jardim das Margaridas lugar onde se vê muitas espécies diferentes, Tubarões Lixa, Arraias, Tartarugas e deve tem uma profundidade de 5~7 m muito bom pra ir ao fundo, mas pode-se ver tudo de cima também.

Resumo do meu log em Providência:

Providência

Data Local Profundidade Tempo de fundo

Visibilidade

27.09.2014 Confusión 24 m 47′ 15 ~ 20 m
27.09.2014 Cantil Santa Catalina 19 m 43′ 20 ~ 25 m
28.09.2014 La Cueva 35 m 45′ 25 ~ 30 m
28.09.2014 Las Mantas 12 m 47′ 25 ~ 30 m
29.09.2014 Turtle Rock 33 m 47′ 20 ~ 25 m
29.09.2014 El Convento 20 m 40′ 20 ~ 25 m

Se eu pudesse dar dicas para quem vai a San Andrés e Providência com o intuito de mergulhar seriam as seguintes:

1. Faça um seguro de saúde, fiz com a Mondial e eles foram bem desburocráticos quando precisei de reembolso médico.

2. Faça os seus mergulhos com a Banda Dive Shop em Sán Andrés.

3. Dentre os passeios mais turísticos que não envolvem mergulho, o que melhor ouvi falar é o que vai para a Ilha de Cayo Bolivar.

4. Quando for a Providência faça um trecho de Catamarã que leva 3 horas e faça o outro de avião. (Eu acabei fazendo os dois de avião pois achei uma informação desencontrada na internet que dizia ser o trecho de Catamarã de 8 horas).

5. Em Providência faça os seus mergulhos com o Felipe’s Diving se você gostar de autosuficiência.

6. Faça um snorkel em Jardim das Margaridas e vá até a Cabeça de Morgan, lá é possível fazer snorkel também.

7. Não deixe para comprar equipamentos nas ilhas pois não há esse tipo de lojas.

8. Leve uma câmera estanque, ou compre no Duty Free em Bogotá, que é pelo menos 10% mais barato que em San Andrés.

Bons mergulhos!

About The Author

mm

Daniel (ou Dalai) tem três profissões, mas o que gosta mesmo é de atividade física. Dedica-se quase todo o tempo às atividades esportivas indoor e outdoor. Corridas, pedaladas, escaladas e, especialmente, mergulhos.. de todos os tipos.

Related Posts

12 Responses

  1. mm
    Daniel

    Olá, Obrigado!
    O valor dos mergulhos (tanto em Providência quanto San Andrés) com equipamento variam de 180 a 150 mil COP o sem equipamento em torno de 160 a 130 mil, dependendo da quantidade de saídas. O aluguel de equipos não levam em conta a roupa de borracha pois lá quase não se usa, apesar de terem para alugar. Realmente a empresa aérea limita a bagagem em 10 kg para Providência, eu deixei parte das bagagens na pousada em San Andrés e levei só o peso permitido, depois vi que no aeroporto tem um guarda volumes (um pouco precário) que também da pra usar. Eu senti falta de ter levado as minhas nadadeiras.
    Bons mergulhos!

    Responder
    • Laura

      Quero muito fazer mergulho com os tubaroes, mas achei que fosse dentro da gaiola e, pelo que li ‘e do tipo livre. Sei que existe perigo, mas quanto de perigoso realmente ‘e? Obrigada

      Responder
  2. Affonso Barros Filho

    Faça primeiro mergulhos em San Andres. São lindos mergulhos, ótima visibilidade, muita vida e uma boa estrutura de suporte. Proviencia é um paraíso, mergulhos mais "selvagens", mais profundos, quase todos com tubarões black tips que acompanham o grupo. Em providência mergulhei com Sirius Dive Center, anexa ao Hotel Sirius, Em San Andres, na Banda Dive Shop. Sobre o avião, o limite de bagagem de 10Kg é para limitar o máximo o peso, inclusive você vai ser pesado junto com a bagagem de mão. Praticamente todos pagam excesso e não é caro. É um voo "cheio de adrenalina", imperdível a vista aérea das ilhas. As 7 cores do caribe.

    Responder
    • Laura

      Quero muito fazer mergulho com os tubaroes, mas achei que fosse dentro da gaiola e, pelo que li ‘e do tipo livre. Sei que existe perigo, mas quanto de perigoso realmente ‘e?

      Responder
      • daniel

        Olá Laura, estas espécies não são agressivas, a chance de ter problemas é muito pequena, tive um certo receio pois ralei o joelho logo no início e ficou sangrando um pouco (kkkkk) mas tudo tranquilo, eles são mais curiosos que nós as vezes…. Eu recomendo a Sonny dive shop, eles são mais atenciosos e não matam o lion fish para alimentar os tubarões.

  3. MundoCrux

    Olá, Obrigado!
    O valor dos mergulhos (tanto em Providência quanto San Andrés) com equipamento variam de 180 a 150 mil COP o sem equipamento em torno de 160 a 130 mil, dependendo da quantidade de saídas. O aluguel de equipos não levam em conta a roupa de borracha pois lá quase não se usa, apesar de terem para alugar. Realmente a empresa aérea limita a bagagem em 10 kg para Providência, eu deixei parte das bagagens na pousada em San Andrés e levei só o peso permitido, depois vi que no aeroporto tem um guarda volumes (um pouco precário) que também da pra usar. Eu senti falta de ter levado as minhas nadadeiras.
    Bons mergulhos!

    Responder
  4. Mel Sarris Hein

    Daniel, muito interessante!
    Sabe me dizer algo sobre o transporte de Catamarã…onde pegar, quanto custa, horários…e existe chance de não sair?

    Responder
  5. André Della Cella

    Daniel, me chamo André e sou mergulhador. Você sabe se existem meses específicos com maiores chances de se ver os tubarões nos mergulhos em Providência?

    Responder
  6. Emily

    Olá!
    Obrigada pelas dicas! Eu e marido estamos indo pra mergulhar lá e foram muito úteis! 🙂
    Sabe se em abril se vê tubarões por lá?
    Obrigada

    Responder
  7. Greice

    Fiz o mergulho no El Convento em Providência semana passada, com direito a Tiburones, foi demais!!! Isso que foi a primeira vez que mergulhei, fui com a Felipe~s Diving também, incrível o atendimento e a atenção deles.

    Responder
  8. Leonardo

    Olá Daniel, parabéns pelo site! Acha que vale deixar máscara e snorkel no Brasil e comprar em SA para prática de snorkeling? Será que encontro máscara, snorkel e nadadeiras em SA com bom preço que compense não levar do Brasil? Obrigado.!

    Responder
  9. Millene

    Olá. Em San Andrés é obrigatório o Padi para os mergulhos? Já mergulho mas não tenho o certificado. Aprendi tudo com meu marido que é certificado. Pergunto pq estive recentemente mergulhandi no México e não tive problemas. Os operadores lá querem ver sua experiência e não um certificado. Obrigada.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.