Já pensou em passar um ano longe de casa, remando pela costa brasileira, tendo apenas a companhia de um caiaque e um remo? Esse é o plano da Expedição Sea Kayak Brasil – Remando para o Futuro.

Todas as pessoas têm sonhos, algumas delas fazem esses sonhos virarem realidade. Uma dessas pessoas é o caiaquista Luiz Felipe Buff, idealizador, coordenador geral e executor da expedição que levará ele mesmo a percorrer toda a costa brasileira em uma aventura inigualável. Essa viagem solitária, será sua maior expedição e também seu maior desafio!

Durante o percurso, como o caiaque navega próximo à margem, Luiz Felipe terá a oportunidade de interagir tanto com os elementos do mar (onde passará os dias remando), como com os da terra (onde descansará durante as noites). Assim, ele poderá ir desvendando cada cantinho da costa brasileira, convivendo tanto com habitantes das grandes metrópoles, quanto com as pessoas simples, das populações ribeirinhas. Ao final do dia, ele poderá se dar ao luxo de deitar-se em areias de praias totalmente desertas e é claro, ver muitos animais.

Sea Kayak Brasil - por  Murilo Bellese

Luiz Felipe remando em maresias, por  Murilo Bellese

O Aventureiro – Luiz Felipe Buff

Em 2005, o então advogado, largou sua carreira de direito em São Paulo e se mudou para o Rio Grande do Sul, onde resolveu abrir um café e uma agência de ecoturismo, em Cambará do Sul. Através da agência, ele teve a oportunidade de viajar por muitos lugares, o que  acabou despertando sua vontade de explorar o mundo e conviver mais intensamente com o meio ambiente. Ao conhecer o caiaque, ele resolveu unir essas duas novas paixões.

Expedição Sea Kayak Brasil - Por Jeff  Larsen

Luiz Felipe no Alasca – Por Jeff  Larsen

Desde então ele começou a dedicar-se inteiramente ao remo e não parou mais! Buscando sempre novos desafios, em 2007 ele começou a realizar expedições oceânicas regulares. E, desde 2009, ele trabalha na NOLS (National Outdoor Leadership School – www.nols.edu), uma das escolas mais feras em educação ao ar livre que existe. Junto com eles, Luiz Felipe liderou várias das expedições pelo mundo afora.

Veja as expedições já realizadas por ele:

2007 – Paraty/Ubatuba
2008 – Patagonia Istmo El Indio – Glaciar Bernardo O’Higins – Tortel
2009 – Ilha Bela/Guarujá
2009 – British Columbia
2009 – Sudeste Alasca
2009 – Patagonia Canal Barbarrosa / Tortel
2010 – Patagonia – Puerto Chacabuco/Isla Kent
2010 – Sudeste Alasca
2010 – Patagonia – Rio Exploradores / Laguna San Rafael / Puerto Aguirre
2011 – Black Stone Bay – Alasca
2011 – Sudeste Alasca
2011 – Sudeste Alasca (de novo)
2012 – Archipélago Chonos – Isla Rowllet – Patagonia
2012 – Alasca – Prince Wilian Sound West – Gulf of Alasca
2012 – Ilha Bela, São Sebastião Circunavegação
 

O Caiaque

O caiaque é uma embarcação criada no Ártico há mais de 3 mil anos. Ele permite uma interação máxima com o meio natural e social, gerando o mínimo impacto ambiental. Atualmente além de ser uma atividade de lazer segura e divertida é um dos esportes que mais cresce no mundo.

Para essa expedição, o Caiaque utilizado será um Explorer NDK – fibra de vidro, keel strip, deck compass, compartimento pequeno no deck de proa e quilha retrátil.

Sea Kayak Brasil

O Caiaque

Sobre a expedição

Essa vai ser a primeira expedição de caiaque oceânico na qual um aventureiro vai remar de forma solitária toda a costa brasileira. Literalmente, do Oiapoque ao Chuí (ou melhor, do Chuí ao Oiapoque). A expedição, que está sendo planejada desde 2008, terá início dia 1º de janeiro de 2013 e deve durar 11 meses, percorrendo uma distância aproximada de 7.500km. Entre as premissas da expedição estão: mínimo impacto ambiental, social e cultural; autossuficiência e gerenciamento de risco.

Ao longo de um ano de viagem a expedição deve percorrer alguns locais interessantes, como a maior praia do mundo (Praia do Cassino/RS), algumas vilas fantasmas, centenas de reservas naturais, a maior ilha marino-fluvial do mundo (Ilha do Marajó), incontáveis Parques Nacionais e Estaduais, a foz do rio com maior volume de água do mundo (Rio Amazonas), o arquipélago de Fernando de Noronha e praias desertas e paraísos escondidos.

Mas a expedição não é somente remar pelo Brasil afora, além disso, ele tem como objetivo interagir com a diversidade ambiental, social e cultural e valorizar a vida e a educação ao ar livre.

Sea Kayak Brasil

O Caiaque, por Luiz Felipe Buff 

Ponto Crux

Durante a expedição, o remador deve encontrar dois trechos crux, ou seja de alto risco. O primeiro deles ocorre na costa do Rio Grande do Sul, onde ele remará em mar aberto, sem proteção de baías ou pontas, com ondulação forte, muito vento, difícil acesso a água potável e recursos para emergência. Para esse trecho está prevista uma autonomia de água/comida para 15 dias.

Já o segundo momento, com navegação de alto risco, ocorre entre o Pará e o Amapá, uma região de muito vento, calor intenso e difícil acesso a água potável e comida. Além disso, há riscos como malária, animais em terra (jacaré, cobra, onça, aranha, formiga, mosquitos) e pirataria. Para esse percurso a estratégia de gerenciamento de risco prevê usar vento a favor para cobrir longas distâncias de remada, além de vacina para malaria, anti-alérgico em dobro, repelente, autonomia de água e comida para 30 dias, além de um eventual barco de apoio para evitar dormir em terra.

Sea Kayak Brasil

Percurso Crux, por Luiz Felipe Buff

Se liga!

A partir de 1º de janeiro, quando iniciará a expedição, o MundoCrux estará acompanhando cada passo desse aventureiro pela costa desse nosso Brasilzão, com posts exclusivos produzidos especialmente para o nosso site. Fique ligado e não perca nenhuma remada!

About The Author

mm

Porto Alegrense, formada em turismo, amante da natureza e de qualquer aventura que apareça pela frente, desde que não tenha nenhum boi no meio do caminho. Seu objetivo de vida é perambular pelo mundo com uma mochila nas costas, uma máquina na mão e um bloquinho a tiracolo, registrando tudo que vê pela frente para depois compartilhar com outros aventureiros.

Related Posts

7 Responses

  1. Liliana Buff

    Luiz Felipe Buff, você haverá de alcançar com êxito seus objetivos! Força, garra, determinação, competência e gana você tem! Estou torcendo demais para dar tudo certo! Coração de mãe fica apreensivo, mas torce mais do que qualquer um! E Anjos poderosos estarão ao seu lado, protegendo-o! Sorte e sucesso, meu filho! Beijos

    Responder
  2. Lucy Marzagao

    Maravilha, com certeza será um sucesso! Quem não persegue seus sonhos, corta um pedaço de seu futuro! Parabéns e felicidades!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.