Jacob’s Well (ou, Poço de Jacó) é um dos mais importantes tesouros naturais geológicos dos EUA, localizado em Wimberley, no Texas Hill Country. Sua água flui de uma das mais profundas cavernas submarinas do Texas, a partir do leito de Cypress Creek.

O poço tem cerca de 4 metros de diâmetro e, como podemos ver, é muito bem utilizado pela galera como um local de recreação, para saltos radicais sobre a água.

jacob-well-poco-jaco-4_mundocrux

jacob-well-poco-jaco-3_mundocrux

 

SKUBA diving

A caverna que dá origem ao Jacob’s Well desce verticalmente ao longo de 30 metros, depois continua numa descida angulada, até dividir-se em vários túneis estreitos, chegando finalmente a uma profundidade de 40 metros.

Até 1924 o fluxo de água no poço era tanto, que chegava a jorrar água até 2 metros de altura (!). Mas, devido ao “desenvolvimento” da região, o nível de água do aquífero foi baixando e o fluxo no poço também. Hoje, o máximo que se pode notar é uma leve ondulação durante a primavera.
Com a diminuição do fluxo de água através do poço, recentemente, os mergulhadores foram capazes de descer até a primeira câmara da caverna submersa.

jacob-well-poco-jaco-diving2_mundocrux

Jacob's Well

Apesar de tentador, para a prática do mergulho com equipamento SKUBA, o mergulho na caverna de Jacob’s Well é considerado perigosíssimo. Pelo menos 80 mergulhadores já perderam suas vidas dentro do sistema de câmaras da caverna.

jacob-well_mundocrux

 

Diversão

Enquanto alguns exploram as profundezas, outros curtem divertidos momentos pela sua superfície mesmo. Se liga nesse vídeo muito bacana da galera se divertindo no poço:

jacob-well-poco-jaco-5_mundocrux

 

jacob-well-poco-jaco-night_mundocrux

 

Fonte: Wikipedia

About The Author

mm

Não se conforma com um dia de apenas 24 horas. Entre faculdade, trabalho e MundoCrux, ainda encontra tempo para remar, correr e pedalar. Já pedalou por 6 países da América do Sul e ainda sonha dar a volta ao mundo de bicicleta.

Related Posts

11 Responses

  1. Robson

    Muito fácil calcular mal o salto e cair de cabeça nas laterais! hahaha

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.