Está previsto para iniciar em março a maior travessia de Stand-Up Paddle do Brasil. A aventura deve durar cerca de 15 dias e percorrer 470 km nas águas da Lagoa dos Patos (RS), uma região de cenário único, mas pouco explorado.
Travessia Mar de Dentro
A travessia

A travessia sairá do Lago Guaíba, em Porto Alegre, passará  pelo Farol de Itapuã, entrará na Lagoa dos Patos, e depois seguirá rumo ao sul, sempre pela costa leste. No extremo sul da lagoa, ao chegar à cidade de São José do Norte e percorrer o o canal que liga a lagoa ao mar, a aventura terminará na praia do Cassino, na cidade de Rio Grande. Todo o percurso deverá totalizar uma distância de aproximadamente 470km e a travessia durará cerca de 15 dias.

Mapa da região da Lagoa dos Patos

Mapa da região da Lagoa dos Patos

Para realizar uma travessia como essa são necessários muito mais do que conhecimento do esporte e preparo físico. O atleta que que encara esse tipo de desafio enfrenta mais dificuldades que remadores de outras modalidades. Isso porque, pelo fato de estar remando em pé, seu corpo se transforma em uma verdadeira vela, que pode ajudar ou até impedir sua remada. Outra dificuldade se dá devido aos ventos fortes, característicos na região, que acabam gerando ondas que não facilitam em nada o equilíbrio do remador. Isso exige, além de muita técnica e experiência, um equipamento adequado para essas condições nada ideais para um SUP.

Assim, para minimizar essas adversidades a Auckland Surfboards construiu uma prancha híbrida (meio termo entre uma Race e Remada Oceânica) especificamente para essa travessia, considerando as condições que serão enfrentadas ao longo dos dias.

Prancha da Auckland, feita especificamente para essa travessia.

No entanto, o maior desafio de todos não está nas condições do tempo e sim no desafio pessoal criado pelo próprio Raí: realizar a maior travessia de SUP em extensão do Brasil. Ao finalizar o percurso ele deve remado cerca de 470km. E, para registrar tudo isso, ele vai contar com uma equipe de apoio e de filmagem que irá acompanhá-lo durante toda essa jornada.

A Lagoa dos Patos

A Lagoa dos Patos, também conhecida como Mar de Dentro, é a maior lagoa de água doce do Brasil, com uma extensão de mais de 300 km e largura de 56 km. Mas, apesar do seu tamanho e importância, ela ainda permanece pouco conhecida por muitos brasileiros, especialmente na sua costa leste que é praticamente deserta e inexplorada. Entre as propostas da travessia está chamar a atenção para o ecossistema dessa região e suas peculiaridades, divulgando o potencial do local.

Paisagem típica da Lagoa dos Patos

O Atleta: Leandro Raí

O aventureiro que resolveu criar esse desafio é o Porto Alegrense Leandro Fraga, mais conhecido como Raí. Ele sempre gostou de aventuras em contato com a natureza e pratica esportes como paraquedismo, surf e ciclismo. Mas, foi com o Stand Up Paddle que ele mais se identificou e acabou percebendo nesse esporte a possibilidade de explorar novos lugares pelo Guaíba e Lagoa dos Patos.
Raí começou a praticar SUP em 2008, quando, ainda com uma prancha de wind surf, saia remando pelas águas da zona sul de Porto Alegre, mas sua relação com a Lagoa começou bem antes disso. Quando criança ele já saía com o pai para desvendar as belezas da região. Devido a sérios problemas de saúde na sua adolescência ele aprendeu cedo a importância de lutar e superar os desafios e acabou levando essa lição também para sua vida como esportista.

O atleta, Leandro Raí

Para realizar a façanha desta travessia, no início de 2012 ele começou um sério trabalho de preparação física, com treinos diários, acompanhamento de nutricionistas e fisioterapeutas. Também foi em busca de conhecer os melhores materiais: remos, pranchas, roupas e equipamentos em geral. Ele precisou ainda fazer um amplo estudo sobre o trajeto e características de clima, geografia, fauna e flora da região.

Vídeo

Confere só o video promocional da travessia:

O início dessa aventura está previsto para março, mas ainda sem data definida, já que para a realização dessa façanha ainda estão sendo procurados alguns patrocinadores. Se ficou curioso por acompanhar essa travessia mais de perto, curta a página da Travessia Mar de Dentro e fique por dentro.

About The Author

mm

Porto Alegrense, formada em turismo, amante da natureza e de qualquer aventura que apareça pela frente, desde que não tenha nenhum boi no meio do caminho. Seu objetivo de vida é perambular pelo mundo com uma mochila nas costas, uma máquina na mão e um bloquinho a tiracolo, registrando tudo que vê pela frente para depois compartilhar com outros aventureiros.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.