Mergulhadora ícone esportivo do país conquista maior número de títulos mundiais na história desportiva do Brasil 

Karol “Peixe” Meyer acaba de realizar mais uma façanha.  No dia 5 de maio, nas águas em frente ao Buddy Dive Resort, seu apoiador em Bonaire, conquistou o oitavo recorde mundial em sua carreira, desta vez numa das modalidades mais antigas de mergulho livre, a “skandalopetra” (mergulho somente com uma pedra presa a um cabo, sem roupa de neoprene, nem máscara, nem nadadeiras, no mesmo estilo dos antigos pescadores de esponjas da região). Superando a própria marca em 8 metros.

 
 

Karol - Recordista Mundial

A atleta mergulhou sem equipamento ou roupa de mergulho, segurando uma pedra de 12 quilos, e deslizou para a imensidão, atingindo o novo recorde mundial feminino na modalidade.
A marca dela foi de 68,9 metros em 2’15”.

A performance foi inteiramente acompanhada e homologada pela FIPSAS, Federação Internacional de Pesca e Atividades Subquáticas e pela Associação Tessalônica de mergulho em Skandalopetra.

Foto: Alcides Fhalange

Foi na Grécia que se registrou o primeiro recorde mundial de apnéia, e exatamente nesta disciplina, a ‘skandalopetra’, quando o pescador de esponjas grego Haggi Statti, no dia 14 de julho de 1913 se habilitou para recuperar uma âncora perdida no fundo do mar por um navio da marinha italiana chamado “Regina Margherita”. Statt Haggi desceu com uma pedra à profundidade de 83 m, sendo este considerado o primeiro registro (recorde) de mergulho em apnéia, na categoria masculina.

Foto: Marcio Lisa

Segundo Karol: “O recorde foi também uma grande aventura, um mergulho na história do esporte e de nossos ancestrais que mergulhavam com uma pedra, em apnéia, em busca de alimento e riquezas do fundo do mar. O mergulho em ‘skandalopetra’ sobreviveu através dos tempos e continua da mesma forma que na época de Alexandre o Grande”.
 

O mundo de Karol

São várias as disciplinas, é impossível não gostar de alguma. Todo mundo já brincou de apnéia quando era pequeno. Nos tornamos adultos e esquecemos de manter a prática de esportes que já nos atraiam na infância e que permitem um grande contato com a natureza e consigo mesmo. Ao todo são 8 disciplinas, desde o mergulho por lazer, até provas em piscina e mar que envolvem o tempo ou a profundidade submerso. São elas: apnéia estática, dinâmica com ou sem nadadeiras, lastro constante com ou sem nadadeiras, imersão livre, lastro variável, no limits e skandalopetra.

Karol Meyer Nadadeiras

Karol Meyer

Ao todo são oito conquistas mundiais de mergulho em apnéia.
Um dos destaques é o recorde mundial atestado pelo Guinness World Records, em 2009, quando a atleta ficou debaixo d’água, sem respirar, durante 18 minutos e 32 segundos.

Karol Meyer também é a primeira mergulhadora em apnéia do mundo a tocar no naufrágio da Corveta Ipiranga, em Fernando de Noronha – PE, um dos mais famosos do Brasil. A façanha aconteceu em 2003, quando a atleta realizou a fantástica descida com o tempo de 1’38”, tocando na parte inferior do naufrágio a 63 metros de profundidade.

 
 

Entre as emoções experimentadas no esporte, a recordista e aventureira destaca um momento de lazer na cidade de Garopaba – SC, quando foi cercada e acompanhada por uma baleia franca, durante horas.

Na esfera competitiva, Karol Meyer lembra a chegada aos 121 metros de profundidade, recorde conquistado em Bonaire.O silêncio, o tom de azul escuro do mar e uma imensa sensação de paz que senti ao tocar no fundo, ficarão gravados para sempre”, compartilha.

 
 

Em relação aos momentos difíceis de sua carreira, a recordista comenta a perda de amigos que sofreram acidentes em mergulhos extremos, em treinos ou tentativas de recorde: “É preciso repensar tudo, compreender, revisar normas de segurança e seguir adiante”.

Segundo ela, “é justamente o respeito às regras de segurança, aliado ao treinamento e à vontade/ motivação que são o segredo do sucesso”.  Além de mergulhar, Karol Meyer também gosta de pedalar, correr, nadar e praticar yoga e pilates. “Procuro equilibrar as atividades”, explica.

Natural de Recife (PE) mas residindo em Florianópolis (SC) desde criança, Karol mergulhava por lazer, sem medir tempo ou profundidade. “O mergulho é fascinante. Debaixo d’água podemos nos mover de forma tridimensional, como se voássemos. Além disto é possível visitar um mundo cheio de novos e encantadores seres”, diz.

 
 

Somente aos 28 anos, quando realizou uma apnéia na piscina de um clube,  a recordista resolveu pesquisar sobre o assunto. “Já tinha visto o filme ‘Imensidão Azul’ e sabia que havia algo na Europa”, lembra.
Após pesquisas, ela descobriu a AIDA, uma associação esportiva internacional: “Passei a treinar e registrar recordes em apnéia. De início foram nacionais, depois sul-americanos, pan-americanos, até chegar aos recordes mundiais”.

Apaixonada pelo esporte, a atleta dá uma importante dica para quem quer praticar a atividade. “Para mergulhar é preciso mais do que um pulmão, é preciso coração e espírito abertos”, revela. “A água nos faz relaxar, proporcionando um contato direto com a natureza e com nós mesmos”, completa.

Além de octa recordista mundial de mergulho em apnéia, Karol Meyer é aventureira, palestrante, instrutora de yoga e de mergulho, e defensora dos mares, atuando como Madrinha do Projeto Baleia Franca e Embaixadora do mar pela SeaShepherd.
Paralelamente, ela trabalha na Caixa Econômica Federal e diz conseguir conciliar todas as atividades, o que também é um mérito da atleta. “Sempre tive a compreensão, carinho e auxílio dos colegas e também dos superiores”, agradece.

Recebeu também diversos títulos mundiais. Karol Meyer já venceu 13 competições internacionais e sete nacionais, conquistando dois recordes continentais, 31 sul-americanos e oito nacionais.

 
 

Prêmios

Karol Meyer também recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais:

  • Rank Brasil 2012 –  Maior recordista mundial na história desportiva do Brasil
  • Top of Quality Award 2011 –  Ordem dos Parlamentares do Brasil
  • Prêmio OUTSIDER – ‘Atleta destaque aventura”, em  2009, Revista GoOutside
  • Medalha Julio De Lamare 2008 – Confederação Brasileira de Atividades Aquáticas  
  • Prêmio Internacional – ‘World’s Absolute Freediver Awards’, Icare Trophie
  • Prêmio Internacional – ‘Best Female Freediver’, em 2007’, Icare Trophie
  • Prêmio Internacional – ‘Special ICARE’ pela completa carreira no esporte
  • Prêmio Internacional – ‘Best Coach’, em 2006 
  • Prêmio OUTSIDER – ‘Atleta destaque aventura”, em  2006 , Revista GoOutside
  • Prêmio Personalidade do Ano – Revista Mergulho 2001
  • Prêmio Personalidade do Ano – Revista Mergulho 2000
  • Atleta TOP 3 – AIDA Internacional durante 14 anos

 

Karol no Jô

Karol no Programa do Jô

 

Títulos mundiais

Nome do evento País Categoria Ano  Recorde
Campeonato Internacional de Apnéia França Apnéia Estática 1999  5’49”
Campeonato Mundial de Apnéia Egito Apnéia Estática 1999  6’02”
Tentativa de Recorde Mundial EUA Apnéia Estática 2001  6’13”
Tentativa de Recorde Mundial EUA No Limits Feminino (Dupla) 2001 91m
Recorde Mundial Guinness Book TM Brasil Apnéia Estática (preparação O2) 2009 18’32”
Skandalopetra Games (Open) Grécia Skandalopetra 2010 61,5m
Tentativa de Recorde Mundial Bonaire No Limits Feminino (Misto) 2011 121m
Tentativa de Recorde Mundial Bonaire Skandalopetra 2012 68,9m

 

“A seleção brasileira de futebol é penta campeã mundial, enquanto eu já conquistei oito recordes mundiais para o país. Apesar de ser um esporte de extremo risco e dificuldades, consegui me destacar dentre todas as demais modalidades esportivas” – Karol Meyer

O esporte é parte da minha vida. Através da atividade física procuro manter a minha saúde, a minha qualidade de vida. Aprendemos no esporte diversas situações que podem ser levadas para o cotidiano. Aprendemos a sonhar, acreditar, buscar por realizações, planejar, aceitar, ser flexível, aprender com as derrotas… O mergulho é uma escola de vida.

O mergulho para mim vai além dos recordes, ele é uma forma de vida mais natural, uma porta de conexão comigo mesmo e com Deus.

Seguir com os treinos enquanto tiver motivação para realizar os recordes mas, sobretudo, manter o mergulho de aventura, os cursos, para que outras pessoas possam conhecer o fundo do mar.

Recentemente saiu a minha biografia, escrita por Claudia Prosini: “Karol Meyer – a mulher do fundo do mar”. Espero poder incrementá-la com novas aventuras, reeditando a vida constantemente.

Karol Meyer - A mulher do fundo do mar

Site Oficial:
www.karolmeyer.com
Facebook – Karol Meyer Oficial Page

E QUE TAL CONCORRER A 3 LIVROS AUTOGRAFADOS PELA PRÓPRIA KAROL MEYER?

Karoline Meyer - a mulher no fundo do mar
É muito simples!
Basta curtir a fanpage do MundoCrux no Facebook e deixar o comentário: “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux” ao final da página, logo abaixo desta matéria.

Você tem até as 23h59 do dia 10/junho/2012 para participar.
No dia 11/junho/2012 divulgaremos os 3 sorteados em nossa fanpage no Facebook. Os ganhadores terão até uma semana para nos enviar seus endereços para entrega. Caso algum ganhador não venha a responder no prazo, sortearemos novamente o exemplar.

A própria Karol Meyer irá autografar e enviar os exemplares aos ganhadores. Não percam esta super oportunidade!

A promoção é válida somente para o território brasileiro.
 

About The Author

mm

Colaboradores que agregam, com sua bagagem de conhecimento e aventura, conteúdo ao site MundoCrux.

Related Posts

59 Responses

  1. Douglas Henrique

    Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux.

    Responder
  2. Divaldo Otto

    “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux.com.br"

    Responder
  3. Alice Ricciardi

    Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux

    Responder
  4. Evandro Machado

    Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux

    Responder
  5. Ronaldo Damasceno

    Quero Muito Ganhar esse livro Da Karol Meyer, acompanho os recordes dela a um bom tempo já ! Sou praticante de Apneia e Mergulho Livre , Tenho um tempo de Apneia estática de 5"00' Minutos e sou muito fã dela … Desde já agradeço ! Espero q eu ganhe …

    Responder
  6. Marcos Mk

    “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux”

    Responder
  7. Rogério Tiers

    Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux

    Responder
  8. Marcio Cardoso

    “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux”

    Responder
  9. Juliana Andrade

    “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux” – e se puder ser em nomes de minhas filhas Mariana e Carolina, melhor ainda… Uma lição de vida pra elas. _/_

    Responder
  10. Adriano Guarani-Kaiowá Charpenel

    “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux”

    Responder
  11. Jana Romaninii

    “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux”

    Responder
  12. Marilu Gonzaga Brito

    "Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux"

    Responder
  13. Raphaela Cavalheiro

    “Eu quero ganhar o livro autografado da Karol Meyer, sorteado pelo MundoCrux”

    Responder
  14. Alejandra Zuluetti Montes de Oca

    A VER SI LO ENCONTRAMOS AMIGO …EMPESARE A BUZCARLO

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.