Mesmo com o auxílio de lanternas, a escuridão é total, e a sensação de claustrofobia é esmagadora. As diversas e diferentes passagens subterrâneas são capazes de facilmente confundir os descuidados e despreparados. Em uma situação de perigo, não há como gritar por ajuda e nem fugir rapidamente do local pois, além de estar no subsolo de uma caverna, entre túneis da crosta terrestre, na Caverna Orda você está debaixo de muita água.

Já falamos sobre Cavernas e Mergulho aqui no MundoCrux, e o Mergulho em Caverna é justamente isso: a soma desses dois mundos. Tornando esse esporte ainda mais fascinante e ao mesmo tempo muito perigoso.

Convido você a mergulhar nessa com um grupo de experientes mergulhadores em uma aventura emocionante bem abaixo dos nossos pés, mais especificamente na Caverna Orda.

A Caverna Orda (Ordinskaya) está localizada nas sombras do monte Urais, na região de Perm, Rússia. É o maior e mais longo sistema de cavernas subaquáticas de gesso já descobertas no mundo, medindo 4.400 metros de comprimento, e até 200 metros de profundidade, incluindo suas seções secas. Em 2008 foi incluída pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Entrada da Caverna Orda

Panorâmica da Entrada na Caverna Orda

Entrar na água gelada da seção submersa do complexo é o primeiro grande desafio. A temperatura pode chegar a -5°C submerso e a -20°C na superfície. Para tornar as coisas um pouco mais complicadas, para chegar ao local do mergulho, é necessário descer alguns degraus escorregadios e algumas escadas perigosas, que se tornam ainda mais complicadas quando se carrega todo o equipamento de mergulho.

 

Ao entrar na caverna, claramente você sente a temperatura do ar cair bruscamente, é ai que percebe que a água estará realmente gelada
Relata um mergulhador da expedição, Lamar Hires, ao descer a caverna.

 

A Caverna Orda também contém a maior passagem subterrânea, completamente inundada do mundo, com 935 metros de comprimento. A quantidade de galerias submersas faz de Orda uma das maiores cavernas submarinas do mundo. Além disso, novas passagens e cavernas menores ainda estão sendo encontradas a cada nova expedição. Então, definitivamente não é um lugar muito legal para se perder.

Inicio do Mergulho

Os  mergulhadores que acompanharemos nessa aventura é Bogdana Vashchenko e seu marido Viktor Lyagushkin, fotógrafo, mergulhador e escritor, que relata em seu projeto/livro Orda Cave Awareness (Conscientização da Caverna Orda) que “muitos, nunca retornam da expedição, pois lá há centenas de maneiras de morrer”.

Caverna Orda

Corredor na Caverna Orda

Lyagushkin relata que o prazer de se flutuar dentre os labirintos e grandes salas em uma caverna como a Orda, se assemelha a inesquecível experiência de um astronauta ao explorar o desconhecido em gravidade zero. Mas, nesse caso, o desconhecido está inundado por águas cristalinas. 

Caverna Orda

Sala Seca

Apesar de toda a dificuldade, as recompensas são grandes quando se enfrenta a água gelada. A caverna é muito diversificada, cada passagem é diferente, tornando o mergulho ainda mais interessante. Além disso, ainda não é totalmente explorada, o que os experientes mergulhadores consideram um desafio emocionante e inspirador: mergulhar no desconhecido e estar em um lugar onde ninguém nunca esteve.

A Caverna Orda é um lugar incrível, mergulhadores a comparam com um palácio natural, onde nunca nenhum rei conseguiu e conseguirá reinar. A “Noiva Branca”, como também é chamada, é formada por rochas de gesso, onde suas salas foram criadas há 200 milhões de anos atrás.

Corda Guia dos Mergulhadores

 

Caverna Orda

Realmente é um lugar lindo para explorar, mas também muito perigoso. Só de tocar em algo, pequenas pedras de gesso se quebram em suas mãos. Pode ser ainda mais perigoso quando grandes blocos de gesso, do tamanho de carros, se soltam do teto e caem sobre o fundo da caverna. Isso possivelmente bloquearia uma passagem com facilidade.

Confira alguns videos da equipe de mergulhadores:

Fonte e imagens: Site Oficial Orda Cave

About The Author

mm

Colaboradores que agregam, com sua bagagem de conhecimento e aventura, conteúdo ao site MundoCrux.

Related Posts

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.