Nesse final de semana os primeiros competidores chegaram ao fim da Vendée Globe, a regata que desafia velejadores a darem a volta ao mundo sozinhos. As condições de competição, sem escalas e sem assistência, são tão severas que fazem com que ela seja chamada de  “Everest dos Mares”.

Após passar 78 dias velejando sozinho ao redor do mundo francês François Gabart, do barco MACIF, foi o primeiro competidor a chegar de volta ao mesmo porto onde ocorreu a partida da regata, na cidade de Les Sables-d’Olonne. Ao completar a prova em 78 dias, 2 horas, 16 minutos e 40 segundos o francês acabou de estabelecer um novo recorde, com seis dias a menos que o recorde anterior, que era de 84 dias!

François é formado em engenharia e com 29 anos, essa é sua primeira participação na Vendée Globe. Ele, que agora é o mais jovem vencedor da regata, hoje é visto como um dos velejadores mais talentosos de sua geração. A pergunta que fica no ar é: qual será seu próximo desafio?

Momentos de glória e emoção ao chegar no Porto.

Momentos de glória e emoção ao chegar no Porto de  Les Sables-d’Olonne

O segundo lugar ficou com o também francês Armel Le Cléac’h, do Barco Banque Populaire, que chegou apenas 5 horas e 33 minutos após François.

E o terceiro e quarto lugar devem ficar com Alex Thomson (inglaterra) e Jean Pierre Dick (frança) que possivelmente chegarão ao porto a partir de quarta feira.

A chegada desses quatro primeiros competidores não foi fácil visto que a previsão do tempo para o domingo era tão ruim que foi publicado um aviso proibindo outros barcos de fazer o acompanhamento da chegada dos veleiros pela água, como acontece normalmente.

Vendée 2012

Comemoração de Armel

Além de François, pelo menos outros 3 dos demais competidores também já bateram o recorde anterior. A diferença de 6 dias mostra que os velejadores estão cada vez mais preparados, os equipamentos mais modernos e os barcos mais bem projetados. Fica a dúvida e como será a próxima edição da regata? Serão mantidos os novos recordes? 

Vale lembrar que a competição teve início dia 10 de  novembro de 2012, contando com 20 velejadores, mas destes apenas 12 seguem competindo, um bom número visto que a média de abandonos nas últimas edições tem sido de 50%. Além destes que já chegaram, os demais devem chegar ao porto de Les Sables-d’Olonne nos próximos dias.

Confere a posição dos competidores no dia 28 de janeiro e na galeria abaixo algumas fotos da chegada de Gabart e Armel.

About The Author

mm

Porto Alegrense, formada em turismo, amante da natureza e de qualquer aventura que apareça pela frente, desde que não tenha nenhum boi no meio do caminho. Seu objetivo de vida é perambular pelo mundo com uma mochila nas costas, uma máquina na mão e um bloquinho a tiracolo, registrando tudo que vê pela frente para depois compartilhar com outros aventureiros.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.