Uma forma muito crux de escalada é o psicobloc (também conhecido como Deep Water Soloing), onde o atleta escala sem nenhum equipamento de segurança. Sua única proteção é a água que está embaixo dele. Esse esporte começou a ser praticado na Espanha, país que respira escalada, mais precisamente Mallorca, em meados de 1970. O Brasil, que inclusive foi sede do último evento da Red Bull Psicobloc, começou no esporte somente em 2010.
 
 

É um esporte bastante restrito, visto que seu local de prática é muito específico (e geralmente muito bonito). A prática deve ocorrer, em falésias ou formações parecidas onde tenha, obviamente, água embaixo. O nome Psicobloc se originou de um dos pontos mais difíceis desse esporte visto que, não tendo nenhuma proteção, o escalador está sujeito a quedas de 20 metros ou mais, tendo assim grandes efeitos psicológicos durante a via. E como disse Iker Pou, escaladores não gostam de cair. Mas com essas paisagens, fazer um movimento errado na ascensão nem é tão mal assim!

Dica para quem for praticar: leve muito magnésio pois ele pode molhar!

 
 

Onde praticar:

O site DMS World parece ser bem legal para conseguir encontrar um locar para a prática do esporte, apesar de não aparecer os locais do Brasil.

No Brasil, alguns pontos para prática estão principalmente:

No Cânion do Xingó no Rio São Francisco


 

E em Arraial do Cabo (RJ)
 
 


 

Para finalizar…

 
 

About The Author

mm

Mineiro radicado na cidade sorriso que, para quem não conhece, é Curitiba. Com 29 anos de idade, é formado em Engenharia Elétrica pela UFPR. Amante de tudo que envolve a natureza. Seus hobbies são: Paraquedismo, Montanhismo, Corrida, Ciclismo, Escalada (atualmente somente indoor) e principalmente viagens.

Related Posts

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.