Se você acampa, seguramente já enfrentou pelo menos um desses perrengues: chegou no camping sob uma chuva torrencial e, em meio a ela, teve que montar a sua barraca ou, quem sabe, abriu a embalagem da barraca, olhou todas aquelas peças, lonas, etc e a única coisa que conseguia ver era um enorme e reluzente ponto de interrogação.

Pensando nisso é que a Heimplanet desenvolveu seu modelo de barraca inflável chamado The Cave. Ela pode ser montada, desde o momento da retirada da sacola, até sua completa estruturação em menos de um minuto!

 

O nosso “campo de provas” para fazer esse review foi a praia de Naufragados, em Florianópolis. Um acampamento semi-selvagem com direito a uma trilha de 40 minutos para chegar a praia.

Heimplanet The Cave, na praia de Naufragados, em Florianópolis

Nosso acampamento teste com a Heimplanet The Cave, na praia de Naufragados, em Florianópolis

A barraca

As barracas The Cave possuem formas geodésicas que garantem altíssima resistência e estabilidade. Aliado a isso, a qualidade dos materiais e o seu esqueleto inflável, permitem você ficar bem tranquilo enquanto acampa, seja no sol forte, no vento ou na chuva torrencial.

Heimplanet Vista Lateral

Heimplanet Vista por cima
Testamos a The Cave e, para deixar um pouco mais claro todos os seus detalhes, dividimos o review em 5 características principais: ‘Montagem‘, ‘Resistência a intempéries‘, ‘Estrutura‘, ‘Espaço e Acomodação‘ e, por fim, ‘Portagem‘. Ao final, damos a nossa opinião pessoal e colocamos algumas características da barraca.

Montagem

A barraca é extremamente fácil de montar. Os tubos que formam o esqueleto dela são inflados, conectados exteriormente à cobertura. Assim que pressurizados pela bomba de ar, fornecida junto com a barraca, toda a estrutura se levanta e, antes que você se dê conta, a montagem está completa.

Mesmo sendo muito rápido e fácil, encontramos um pequeno inconveniente na hora de montar. A bomba de inflar possui vários tipos diferentes de bicos e nenhum deles se encaixa perfeitamente barraca. Com isso, tivemos que inflar com duas pessoas ou passar uma silver tape para ter maior atrito entre o bico da bomba e o da barraca.

Apenas na primeira montagem que é um pouco mais complicado. Por virem separadas, é necessário fazer o encaixe do esqueleto com a cobertura externa e essa com a cobertura interna. Mas tudo isso está no manual e não é nenhum bicho de sete cabeças. A dica nossa é que essa primeira montagem, você faça em casa, com bastante calma e olhando o passo a passo. Nem pense em fazer isso quando estiver aquele toró no meio do acampamento.


Resistência a intempéries

Sua forma geodésica “inspirada na natureza” lhe garante uma estabilidade muito boa e por isso ela suporta ventos muito fortes sem se deformar. De acordo com o fabricante, é possível resistir a ventos de até 180km/h. Além disso, a capa externa pode aguentar 5.000mm de coluna d’água, muito acima do material comumente usado nas barracas normais.

Apesar de não haver chovido em nosso acampamento, ficamos bastante preocupados em caso de chuva. Não há o tal avancê na barraca, assim, em caso de chuva forte, ao abrir a barraca, ela irá ficar toda molhada.

Veja o vídeo do teste de vento:

Estrutura

O esqueleto da Heimplanet é feito por dutos flexíveis de TPU (Termoplástico em Poliuretano) que são interligados entre si para dar o formato à barraca. Esses dutos, quando inflados, suportam firmemente a barraca, garantindo estabilidade mesmo em condições de muito vento. Esses tubos são separados em diferentes câmaras, o que assegura que ela ficará inflada mesmo em caso de furo em uma das câmaras. E, em caso de furo em um dos compartimentos, é muito fácil consertá-los.

Detalhes da estrutura

Espaço e acomodação

Como toda barraca redonda, a Heimplanet não é diferente no que diz respeito a acomodação. Ou seja, é muito estranho se referenciar dentro dela. Mas isso não chega a ser um problema porque a barraca é muito grande e três pessoas podem se acomodar muito facilmente com mochilas e demais equipamentos dentro dos seus cinco metros quadrados de espaço.

Espaço interno da Heimplanet The Cave

Portagem

Mas nem tudo são flores para essa barraca. Por possuir um material muito resistente na capa e nos tubos, a barraca é muito pesada e volumosa. Fica impraticável para ser carregada na mochila quando se tem outros equipamentos e mantimentos para levar. Além disso há a desajeitada bomba de ar para levar. Essa última pode até ir fora da mochila, mas com certeza iria enganchar em todos os galhos do caminho.

carregando a Heimplanet The Cave

Assim a Heimplanet é uma barraca para ser levada em um camping não muito selvagem ou onde o acesso é feito com carro. Quem sabe em uma trilha não muito puxada ou acampamento base onde o espaço de sobra é sempre bem vindo, e o peso e volume dela não seja um empecilho.

Características
Alguns dados da The Cave:

Característica Descrição
Peso 5,2kg
Capacidade 3 pessoas
Área útil 5 m²
Material Capa Externa Poliester 75D 190T Ripstop, PU 5.000 mm
Material Capa Interna Nylon 40D 210T Ripstop, respirável
Material Piso Poliester Tafetta 70D 210T, PU 7.000 mm
Tamanho da embalagem 40 x 32 x 23 cm

Desenho da The Cave

Conclusão

A barraca “The Cave”, da Heimplanet, é um excelente investimento. A qualidade dos materiais impressiona e é evidente que toda a barraca foi pensada e estudada em seus mínimos detalhes. Mas, sem a menor sombra de dúvida, o que mais chama atenção nela é mesmo sua facilidade e rapidez de montagem. Enquanto fazíamos alguns testes de montagem em um camping, várias pessoas se aproximaram querendo saber qual era o segredo de tamanha rapidez.

Como havíamos mencionado, o grande contra da The Cave é o peso e o volume dela. Por isso a limitação dela para acampamentos base ou um acampamento mais leve onde o acesso é feito por carro. Quem sabe no bagageiro de uma bicicleta ela não fique tão incomoda mas, na mochila, nem pensar!
Ah! Sem falar na questão do preço.. Infelizmente, as barracas da Heimplanet não são fabricadas ou vendidas no Brasil. O produto é importado e, mesmo lá na gringa, o preço é bem salgado. No site da fabricante, você a encontra por nada menos que € 549 (quintos e quarenta e nove euros).

Avaliação

Produto: Barraca inflável “The Cave”
Uso: Acampamento
Fabricante: Heimplanet
Site da marca: www.heimplanet.com
Preço médio: €549.00

Pontos positivos: Bonita, resistente e prática.
Pontos negativos: Preço e mobilidade.
Indicado para: Acampamentos acessíveis a carros.

Nota Final

Visual
Acabamento
Resistência
Durabilidade
Multiuso
Facilidade de uso
Nota Geral

Onde comprar

No site da própria fabricante: https://heimplanet.com/shop/en

 

Promoção 1 ano MundoCrux

About The Author

mm

Mineiro radicado na cidade sorriso que, para quem não conhece, é Curitiba. Com 29 anos de idade, é formado em Engenharia Elétrica pela UFPR. Amante de tudo que envolve a natureza. Seus hobbies são: Paraquedismo, Montanhismo, Corrida, Ciclismo, Escalada (atualmente somente indoor) e principalmente viagens.

Related Posts

172 Responses

  1. Bruno Petra

    Véi, que show, apesar de parecer uma nave ela é incrível de todas as formas, montagem, dinamismo, sistemas caso fure, produto inteligente! XD

    Responder
  2. Edson Berri

    Muito legal, pra quem curti acampar e aproveitar o que a natureza pode oferecer, com certeza uma barraca como essa pode deixar qualquer acampamento muito bom.

    Responder
  3. Frajola Badini Badini

    Muito irada com um design futurístico sem igual nem tenho palavras pra descrever, só entrando em uma dessas pra ter uma sensação melhor. E é claro eu quero a minhaa!! abç galera Crux!

    Responder
  4. FazendoTrilhas Mundo Afora

    Observando a barraca, concordo em gênero, número e grau com sua avaliação (review): parece extremamente prática para montagem, porém extremamente pesada (e complicada) para carregar na mochila para acampamento selvagem. Mesmo assim eu quero a minha q será sorteada dia 08/05 😀

    Responder
  5. João Paulo Alves

    Muito bom, porém a mudança de cultura da galera para passar a utilizar um equipamento deste não é da noite para o dia, temos muitos fatores para comparar antes de migrar para este equipamento. Boa escolha para quem gosta de coisas diferentes. Valeu Mundo Crux pelo post!

    Responder
  6. Luis Gustavo Dias

    Design Sensacional e Lunático… Uma dessa para mim seria um sonho, gosto muito de contato com a natureza, viajar , acampar, escalar, mergulhar e faço umas trilhas de moto cross quando estou com tempo !!! Heimplanet The Cave … Um sonho fundamental para minhas aventuras !!! Um forte abraço a toda equipe , e parabéns pelo grande projeto .

    Responder
  7. Edwin Grosso

    Que barraca interessante e funcional !!! Obrigado Mundocrux por apresentar e trazer grandes novidades do mundo Adventure !!!

    Responder
  8. Carolina Carvalho

    ADORO viajar e nunca acampei porque sempre achei muito empenho. Essa barraca deu a maior vontade! Se eu ganhar vou acampar e contar minha aventura pra vocês!

    Responder
  9. Rafael Bridi

    Ia ser muito louco testar essa barraca, no valle do yosamite da califórnia, no berço do montanhismo e slackline. Cheio de equipamentos e ter a possibilidade de pegar uma tempestade de neve, e saber como que ela funciona no frio, bora lá?

    Responder
  10. Priscilla Ferreira

    Certamente eu não teria dormido dentro da água se tivesse uma barraca dessa na travessia Lapinha -Tabuleiro hahaha.. na agonia e cansaço acabei quebrando minha barraca huahuaha.. Mas pelo peso dela n teria nem terminado a travessia…rs Mas tuudo beem, levo para destinos feitos na maiooor ou todo ele de carro 🙂

    Responder
  11. Fabio Fliess

    Parabéns pelo post.
    Apesar do peso a idéia é excelente!!!
    Adoraria testar essa barraca!

    Responder
  12. Fabio Fliess

    Parabéns pelo post.
    Apesar do peso a idéia é excelente!!!
    Adoraria testar essa barraca!

    Responder
  13. Guilherme Tait Jorge

    Vou leva-la na minha proxima viagem para o Atacama… To só aguardando!!

    Responder
  14. Francisco De Assis Cardoso

    Sinceramente achei exagerada a nota geral 5 para essa barraca. Além de na prática ela só servir para camping estruturado; pois a peça vai totalmente na contramão do conceito menos peso/volume; vcs relataram problemas no encaixe da bomba de ar. Ao meu ver isto seria gravíssimo para algo que se propõe ao uso inflável, não é mesmo? Não sei, mas fiquei com um pé atrás com esse review…

    Responder
    • Sol Frig Mattos

      Eu vi essa barraca….achei nada interessante!!!Falou que é inflável, tô correndo…já chega aquela merdança de colchão inflável que só me fez raiva até hj….prefiro dormir sobre cascalho…ou….no alagado (travessia Cbç de Boi…rsrsrs).

      Responder
  15. Bruna Bontempi Wernick

    Eberhard Wernick, achei a barraca perfeita pros nossos acampamentos! Agora só falta escolher o lugar e a data…. hahaha

    Responder
  16. Priscila Araújo

    Adoro acampar, e estou precisando de uma barraca nova por que a minha, que estava velhinha, quebrou na última ventania na serra de Macaé!!! Ficarei muito feliz se for a ganhadora.

    Responder
  17. Betto Izidoro

    Gostei, Gostei apesar do volume ser muito grande acredito que coisas mais famílias lugares de fácil acesso vai ser uma mão na roda, mas lugares onde exija caminha vai ser mais difícil o transporte dela mas só tendo ela e testando para dar uma opinião concreta!

    Responder
  18. Camila Casarotto Martins

    Acho que a rapidez da montagem é um grande ponto positivo, mas o que me chama atenção mesmo é o formato dessa barraca! Eu acho muito legal! Chama a atenção de qualquer um num camping!

    Responder
  19. Fernanda Gomes

    Caraca a barraca mais bonita que já vi parece um ovni super moderna curti d+ perfeita para levar para a montanha São Thomé das Letras que me aguarde hauhauhauhau !!!

    Responder
  20. Aline Braun

    Elisete Pereira olha só que massa. agora sim…com esta eu não perco mais de 1 hora pra montar…hauhauahua

    Responder
  21. Liulso Cerutti

    Eu vi essa barraca num site gringo e nem sabia que tinha no Brasil. Muito louca!!! Queria ver uma dessas aqui no vento minuano aqui do sul!!! hehehehehe

    Responder
  22. Diogo Barboza

    Muito interessante o produto, inovador e parece cumprir o que promete. Espero poder testar em breve.

    Responder
  23. Diana Indiara Ferreira Jardim

    Tchê que barraca diferente, queria minha pra nossa coleção de barracas! http://www.nossoguiadecampings.blogspot.com.br/p/as-nossas-barracas.html

    Mas muito mais do que isso, fico imaginando ela no deserto do atacama, montada lá no vale de la luna, de outro mundo!
    Achei muito diferente, interessante… fico muito muito curiosa para testá-la. Seria ótimo utilizar essa barraca na nossa próxima viagem de férias, com sol, chuva, frio, vento… tudo que tem direito.

    Responder
  24. Nosso Guia de Campings

    Tchê que barraca diferente, queria minha pra nossa coleção de barracas! http://www.nossoguiadecampings.blogspot.com.br/p/as-nossas-barracas.html

    Mas muito mais do que isso, fico imaginando ela no deserto do atacama, montada lá no vale de la luna, de outro mundo!
    Achei muito diferente, interessante… fico muito muito curiosa para testá-la. Seria ótimo utilizar essa barraca na nossa próxima viagem de férias, com sol, chuva, frio, vento… tudo que tem direito.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.