Estamos estreando uma nova categoria de posts aqui no MundoCrux: Reviews de produtos.
Queremos dividir nossa experiência/opinião sobre produtos que se encontram no mercado, voltados aos esportes radicais e de aventura. Contando como sempre, com a opinião de vocês, bastando para isso utilizar o quadro de comentários abaixo do post, acrescentando opiniões, experiências e eventuais dúvidas. O objetivo é criar uma referência para os demais aventureiros que desejam adquirir esses produtos.

Para estrear este quadro, escolhi um produto com o qual estou muito bem familiarizado. O esporte, e consequentemente este equipamento, chamam muito a atenção das pessoas que nos vêem praticando nas ruas, parques, praias.. e que frequentemente vêm me perguntar sobre ele. Pois bem, eis que lhes apresento aqui a Slackline Stamm Trickline.

O que é?

A fita para a prática do slackline (ou a “slack”, como alguns gostam de chamar) é feita de poliamida e composta por uma trama de fios que, conforme são trabalhados, podem oferecer maior resistência, maior elasticidade e/ou maior estabilidade. O kit que eu adquiri da Stamm é composto por:

  • Uma fita com 15 metros de comprimento e 50 mm de largura
  • Uma catraca, em aço, de haste alongada e com fita de 2 metros
  • Um par de protetores de árvore de 2 metros cada;
  • Uma bolsa para transporte;
  • Uma camiseta da marca.

Kit Slackline Stamm - Trickline

Atualmente, a Stamm ainda oferece em seu kit uma ancoragem de segurança para catraca (muito importante para evitar acidentes) e um tipo de catraca especial, com sistema ABS, que possui 2 travas e sistema para desmontagem suave. Mas esses itens ficam para um próximo review.

Diferenciais

Quando eu decidi adquirir uma “slack“, há um ano atrás, pesquisei por muitos fabricantes nacionais e internacionais. Entre preço e outras particularidades, algumas características da Stamm me chamaram a atenção. Primeiro, o fato de ser um produto 100% brasileiro, um fator que costumo levar muito em conta. Segundo, a inclusão dos protetores de árvore no kit, quando a maioria não tem ou vende separadamente – muito importante para a manutenção da fita, que não sofrerá atrito direto das fibras, o que causaria danos à mesma e também à árvore (onde comumente fixamos a fita), que poderia sofrer lesões na casca.

Review Slackline Stamm - Protetor de árvore

Terceiro, a cor. Um amarelo vivo, bonitão, estampado com as palavras: corpo, mente e equilíbrio.
Quarto e óbvio, o preço. Apesar de não ser a mais barata do mercado, foi a que encontrei com o melhor relação custo/benefício, frente às características anteriormente citadas.

Review Slackline Stamm

Características

A primeira coisa que chama a atenção na Slackline Stamm é sua resistência. Um material forte, de qualidade e com costuras bem reforçadas. Em seguida, seu acabamento e praticidade. Dois “loopings”, um em cada ponta, que permitem uma rápida ancoragem em árvores e postes.

Review Slackline Stamm - Costuras reforçadas e looping nas extremidades

Mais um fator que demonstra o cuidado com o acabamento é a bolsa de pano que vem junto ao kit. Também resistente e prática para acondicionar o equipamento durante o transporte.

Review Slackline Stamm - Bolsa para transporte

Uso

Após um ano, minha slackline Stamm já foi beeeem usada. Debaixo de chuva, sobre a areia, sobre a água, presa em árvores, postes e até colunas (com fundação, obviamente). Tirando a sujeira, sua durabilidade é excelente, não tendo apresentado qualquer sinal de desgaste ou desfio na fita.

Ao contrário do que alguns pensam, existe sim tecnologia aplicada à fabricação da slack, ela não é como uma fita para carga de caminhão ou reboque de jipe. Além de resistente, ela deve oferecer menos oscilação horizontal e maior oscilação vertical, favorecendo as manobras e aumentando sua estabilidade. A Slackline Stamm possui de fato uma oscilação horizontal bem baixa, porém a sua elasticidade podia ser um pouquinho maior (uma vez que o modelo é para trickline). Pouca coisa, algo que só faz diferença mesmo em manobras mais avançadas, que exigem muita impulsão.

Creio que o único ponto menos favorável da Stamm está mesmo em sua catraca. Muito resistente e segura, como uma catraca deve ser, no entanto muito dura. Não sei realmente se nesse caso o fato da fita ser mais grossa interfere muito, mas a força necessária para se chegar ao ponto ideal de tensão é realmente grande. Por esse único motivo, eu talvez não indicasse para aqueles não tão avantajados e com pouca força nos braços, que poderão sofrer um pouco para esticar a fita. O vão entre a catraca e a fita podia ser um pouquinho menor também, para evitar que o peso penda mais para um lado ou para o outro. Além disso, é importante tomar cuidado com o gatilho de travamento. Com o tempo, minha catraca passou a oferecer certa resistência nesse dispositivo e agora, além de força na hora de tensioná-la, devo também me preocupar em conferir o acionamento dele. A manutenção com óleo deve ser constante, o que me faz pensar que mais tarde posso ter que substituir a catraca e isso tirou um ponto do quesito “durabilidade”.

No entanto, gostaria de frisar que o modelo da minha catraca é o normal, mais simples. Atualmente, a marca comercializa também o modelo com sistema ABS. Se alguém já testou este novo modelo, convido à postar nos comentários suas impressões. Se o novo modelo for realmente melhor, é capaz que eu encomende um pra mim.

Review Slackline Stamm - Catraca

Review Slackline Stamm - Catraca
 

Avaliação

Produto: Kit para trickline (15 metros)
Uso: Slackline e Trickline
Fabricante: Stamm
Site da marca: www.slacklinestamm.com.br
Preço médio: R$ 200,00

Pontos positivos: Produto 100% nacional. Resistente, durável e com bom acabamento. Excelente relação custo/benefício.
Pontos negativos: Catraca muito dura.

Indicado para: Iniciantes e praticantes intermediários que desejam arriscar-se nas manobras sobre a slackline.

Nota Final

Visual
Acabamento
Resistência
Durabilidade
Multiuso
Facilidade de uso
Nota Geral

Apesar de um detalhe ou outro, que poderiam sofrer pequenos ajustes, o produto foi aprovado pelo MundoCrux!

Onde comprar

No site do fabricante: www.slacklinestamm.com.br

 

About The Author

mm

Não se conforma com um dia de apenas 24 horas. Entre faculdade, trabalho e MundoCrux, ainda encontra tempo para remar, correr e pedalar. Já pedalou por 6 países da América do Sul e ainda sonha dar a volta ao mundo de bicicleta.

Related Posts

21 Responses

  1. Adrian Lucas Xavier

    To querendo comprar uma pra mim a um tempo bom ver a opinião de outro "slaker" a minha infelizmente ainda é a famosa fita de carga mas jaja comprarei uma surfline da Slackline Stamm

    Responder
  2. Slackline Stamm

    Oi pessoal…Além da catraca ABS, temos a outra Ergo Gigante, que vai junto ao Kit Trickline PRO…Essa é topppp de linha…Oferece um ótimo tensionamento, tem a mesma estrutura da ABS e é super resistente! Hoje já utilizamos uma outra fita, sem esses traços vermelhos no meio…essa fita joga ainda mais!! Nossa bolsinha para transporte também mudou…é bem mais reforçada!! Ou seja, estamos sempre buscando melhorar, e sempre atentos às opiniões de quem realmente pratica!! Parabéns pela matéria!!!

    Responder
    • MundoCrux

      Valeu Slackline Stamm! Muita gente gostou e pediu novos reviews com esses. Estamos trabalhando nisso, experimentando outras marcas nacionais e internacionais de slackline. Se vocês quiserem nos enviar novos equipamentos, podemos testar e anexar aqui com os upgrades que vocês conferiram ao material. Seria um prazer.

      Responder
    • MundoCrux

      É isso aí Renato, como o Adrian disse aqui, é possível comprar apenas a catraca no site da própria Slackline Stamm. Eles desenvolveram novos modelos e, se você optar por experimentar um deles, lhe convidamos desde já a deixar suas impressões sobre o equipamento aqui nos comentários. Já fica como referência para futuros compradores. Abs

      Responder
  3. Neri Brasil

    olha no que li aqui gostei da stamm parece ser melhor que a gibbon que tem sua durabilidade péssima, e para a catraca aconselho grafite em vez de lubrificante o lubrificante estragou com trés catracas minhas vlw galera

    Responder
  4. Matheus Fonseca

    Se alguém comprar a com ABS, posta aqui o que achou. Tenho curiosidade, pois já comprei a fita (Jump Line 15m) e quero mais uma catraca.

    Responder
  5. Giovanni Zeminian

    Minha dúvida como comprador é se vai atender minhas expectativas em relação a manobras de salto. Alguém indica ai galera? Manobras estáticas já estou fazendo, agora o próximo passo realmente é comprar uma fita que me ajuda nessas manobras de salto. Parabéns pela review, muito bem feita

    Responder
  6. Wesley Rodrigues

    Ótima matéria estou querendo trocar minha fita e o review com certeza vai ser bem util para minha decisão.

    Responder
  7. Matheus Fonseca

    Tá melhor agora. Tenho um amigo que tem o modelo novo. Pelo preço, acho que tá bacana.
    Eu usaria duas catracas, só.

    Responder
  8. Tiago

    Ótimo post! Já pratico slackline há um bom tempo e estou querendo uma fita de “track” de “responsa”, já que minha outra fita não atende mais minhas necessidades. Estava de olho em uma Elephant, mas é muito dificil de se achar, tambem procurei pelas fitas da Gibbon, porem fiquei com um pé atrás depois de ver alguns reviews (além do preço enxuto). Comecei a procurar por produtos nacionais, e gostei das fitas da Atomic, mas de novo acabei desistindo por falta de informações. Depois de achar esse post me interecei pelas fitas da Stamm, porem também fiquei um pouco receoso pelo fato de ser duas catracas (não curto esse sistema). agora que contei a história da minha vida…rsrs, minha pergunta é: É realmente necessario o uso das duas catracas ou uma é apenas reserva?
    Desde de já agradeço!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.